GEOBLOCKING E GEOPRICING
UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DO INTERESSE PÚBLICO DE MIKE FEINTUCK
DOI:
https://doi.org/10.26512/lstr.v11i2.27025Palavras-chave:
Geoblocking. Geopricing. Defesa do Consumidor. Antitruste. Regulação da Internet.Resumo
Propósito ”“ O presente estudo buscará demonstrar que as empresas não são livres para atuar no e-commerce, nomeadamente no que se refere à s condutas de geoblocking e geopricing, necessitando-se respeitar princípios constitucionais que norteiam a ordem econômica.
Metodologia/abordagem/design ”“ Utiliza-se como ancoragem metodológica a teoria do interesse público de Mike Feintuck, segundo a qual há certos valores que precisam ser preservados, muitas vezes em detrimento de interesses privados dos agentes econômicos. Além disto, também utiliza-se como base empírica o denominado caso Decolar.com no âmbito do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.
Resultados ”“ Constatou-se que as práticas de geoblocking e geopricing podem efetivamente violar princípios constitucionais e que os microssistemas da defesa do consumidor e da defesa da concorrência podem reprimi-las, conformando a atuação dos agentes econômicos ao interesse público.
Implicações práticas ”“ Os resultados deste artigo indicam que os órgãos de defesa do consumidor e de defesa da concorrência podem atuar mais ativamente para a coibição das deletérias práticas de geoblocking e geopricing.
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