Implicações da declaração de invalidade da Diretiva 2006/24 na conservação de dados (“metadados”) nos Estados-Membros da UE: uma leitura jusfundamental

Autores

  • Alessandra Silveira
  • Pedro Miguel Freitas

DOI:

https://doi.org/10.26512/lstr.v9i1.21513

Palavras-chave:

Conservação de dados. Comunicações eletrônicas. Direitos fundamentais. Direito da União Europeia.

Resumo

Propósito: O texto se ocupa da recente jurisprudência do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) sobre a conservação de dados (“metadados”) por fornecedores de serviços de comunicações eletrónicas para efeitos de investigação, deteção e repressão de infrações graves. Os autores procuram deslindar as implicações, para as autoridades dos Estados-Membros da União Europeia (UE), da declaração de invalidade da diretiva que regulava a matéria, por forma a afastar uma diferenciação ilegítima de tratamento entre os cidadãos europeus.
Metodologia: O texto foi elaborado enquanto se aguardava a resposta do TJUE relativamente às questões prejudiciais formuladas por dois tribunais nacionais (um sueco e outro britânico) quanto aos efeitos da declaração de invalidade da Diretiva 2006/24 na legislação interna que a transpôs. Assim, os autores procuraram antecipar a decisão do TJUE a partir da análise da sua jurisprudência assente, bem como da reação das autoridades dos Estados-Membros na sequência da declaração de invalidade da referida diretiva.

Resultados: Os autores julgam ter traçado, à luz das particularidades da proteção dos direitos fundamentais na UE e do modelo jurídico da integração, linhas orientadoras quanto ao procedimento a adotar em casos futuros, por forma a salvaguardar a efetividade do direito da União assim como a igualdade jurídica dos cidadãos europeus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Silveira

Diretora do Centro de Estudos em Direito da União Europeia (CEDU) da Universidade do Minho. Titular da Cátedra Jean Monnet em Direito da União Europeia.

Pedro Miguel Freitas

Professor na Escola de Direito da Universidade do Minho.

Downloads

Publicado

2017-05-15

Como Citar

SILVEIRA, Alessandra; FREITAS, Pedro Miguel. Implicações da declaração de invalidade da Diretiva 2006/24 na conservação de dados (“metadados”) nos Estados-Membros da UE: uma leitura jusfundamental. Revista de Direito, Estado e Telecomunicações, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 47–68, 2017. DOI: 10.26512/lstr.v9i1.21513. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RDET/article/view/21513. Acesso em: 10 maio. 2024.