AS PRÁTICAS COMERCIAIS DESLEAIS RELACIONADAS À PUBLICIDADE NA INTERNET E ÀS DESINDEXAÇÕES ABUSIVAS DO SISTEMA ADWORDS DA GOOGLE

UMA ANÁLISE DO DIREITO DA FRANÇA E DA UNIÃO EUROPEIA

Autori

  • Martine Behar-Touchais École de droit de la Sorbonne (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne)

DOI:

https://doi.org/10.26512/lstr.v12i1.30008

Parole chiave:

Direito da Concorrência ”“ França e União Europeia. Abuso de Posição Dominante. Dependência Econômico. Plataformas Digitais ”“ Google. Gigantes da Internet. Regulação da Internet.

Abstract

Objetivo ”“ O artigo explora as novas práticas comerciais desleais das empresas “gigantes da Internet” com foco em precedentes judiciais e administrativos. As práticas comerciais desleais podem acontecer de dois modos: em relação aos consumidores; e, em relação aos anunciantes profissionais. O tema das plataformas digitais, com destaque para o serviço Google Adwords, tem sido objeto de várias decisões judiciais e administrativas que são analisadas no texto.

Metodologia ”“ O artigo se baseia em uma pesquisa bibliográfica e jurisprudencial sobre as práticas comerciais desleais das empresas gigantes da Internet, com destaque para a Google. Os casos selecionados advêm dos tribunais franceses e do Tribunal de Justiça da União Europeia. A partir de detida análise, é possível determinar linhas de diferenciação jurídica entre os tipos de práticas comerciais desleais.

Descobertas ”“ O artigo conclui que a construção de um princípio jurídico do dever de lealdade das plataformas digitais para com os consumidores e participantes profissionais é um avanço. Assim, tanto o direito da União Europeia, quanto o direito francês estão alinhados com esse objetivo, uma vez que previram esse princípio. Não obstante, para que ele seja efetivado, far-se-á necessária a atuação administrativa e judicial. No nível da União Europeia, cabe indicar que o dever de lealdade deverá ser acolhido no âmbito do abrangente conjunto de políticas públicas do Mercado Único Digital.

Implicações práticas ”“ O artigo possui aplicação prática, uma vez que bem descreve casos da França e da União Europeia, os quais são úteis para compreender a situação brasileira e mundial. As operações das empresas gigantes da Internet são transnacionais. Assim, é útil saber como a França e a União Europeia estão considerando que determinadas práticas seriam desleais.

Originalidade/relevância ”“ Inexiste um texto em português que tenha realizado um levantamento da casuística referente às práticas comerciais desleais das empresas gigantes da Internet. O texto, ainda, ajuda a compreender a aplicação conjunta do direito comercial e concorrencial francês em correlação com o Direito da União Europeia.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Martine Behar-Touchais, École de droit de la Sorbonne (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne)

Professora Titular (Agregée) de Direito Privado na École de droit de la Sorbonne (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne), codiretora do IRJS (Institut de recherche juridique de la Sorbonne “André Tunc”) e ex-membro da Autoridade da Concorrência (Autorité de la concurrence) da República francesa.

Riferimenti bibliografici

BÉHAR-TOUCHAIS, Martine. Concurrence et gratuité. In: MARTIAL-BRAZ, Nathalie (ed.); ZOLINSKI, Célia (ed.). La gratuité, un concept aux frontières de l’Economie et du droit. Paris: LGDJ, 2013, p. 185 et seq.
BÉHAR-TOUCHAIS, Martine. “Être interopérable ou ne pas être: telle est la question!” (à propos de l'arrêt Microsoft du Tribunal de première instance des communautés européennes du 17 septembre 2007). Communication, Commerce Életronique, n. 3, mar. 2008.
BÉHAR-TOUCHAIS, Martine. De la difficile appréciation du délai raisonnable pour rompre une relation commerciale établie. Revue des contrats, n. 2, p. 431 et seq., abr. 2006.
BOULET, Laura; FROSSARD, Laureline. Chronique: un an de droit de la publicité. Communication, Commerce Électronique, n. 7-8, jul. 2014.
DEBET, Anne. Des limites posées aux publicités pour les boissons alcoolisées sur les réseaux sociaux. Communication, Commerce Électronique, n. 10, out. 2013.
FREGET, Olivier. Accès aux infrastructures essentielles et accès réglementé: la nécessité d’une mise à jour d’un concept ‘incontournable’? Revue Concurrences, n. 2, maio 2011.
FRISON-ROCHE, Marie-Anne. Réguler les entreprises cruciales. Recueil Dalloz, ano 190, n. 27 (7608), p. 1556-1563, 24 jul. 2014.
GRYNBAUM, Luc. Commentaire. Révue Lamy de droit de l’immatériel, p. 2971, 2013.
HENORET-MARCELLESI, Doris. Les infrastructures essentielles dans le secteur des nouvelles technologies. Gazzette du Palais, n. 202, 21 jul. 2005, p. 32 et seq.
LOISEAU, Grégoire. La publicité, même gratuite, est une publicité qui doit pouvoir être clairement identifiée comme telle. Communication, Commerce Électronique, n. 5, maio 2013.
LOISEAU, Grégoire. Quand les lois de la consommation servent aussi celles de la concurrence. Communication, Commerce Électronique, n. 2, fev. 2013.
MALLET-PUJOL, Nathalie. Internet e o direito ao esquecimento digital. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, 12(1), p. 145-170, 2018. Disponível: https://doi.org/10.26512/rici.v12.n1.2019.12649. Acesso: 17 set. 2019.
MANARA, Cédric. Publicité sur internet: promotion par voie de référencement prioritaire d’offres. Récueil Dalloz, ano 188, n. 44 (7537), p. 2956-2960, 27 dez. 2012.
MARTIAL-BRAZ, Nathalie (ed.); ZOLINSKI, Célia (ed.). La gratuité, un concept aux frontières de l’Economie et du droit. Paris: LGDJ, 2013.
TRANS EUROPE EXPERTS. Réglementation de l’activité des plateformes en ligne et sort des données : les réponses du réseau d’experts européens en droit à la consultation publique de la Commission européenne relative à l’environnement réglementaire concernant les plateformes, les intermédiaires en ligne, les données et l’informatique en nuage ainsi que l’économie collaborative. Paris, 30 dez. 2015. Disponível: http://www.transeuropexperts.eu/documents/Synth%C3%A8se%20Plateforme%20TEE.pdf. Acesso: 8 out. 2019.
TRANS EUROPE EXPERTS. Réseau européen d’experts en droit ”“ European network of legal experts. Paris, 2015. Disponível: http://www.transeuropexperts.eu/. Acesso: 8 out. 2019.
ZOLYNSKI, Célia. Publicité en ligne et pratiques commerciales déloyales. In: BÉHAR-TOUCHAIS, Martine. L'efficacité du droit face à la puissance des géants de l'internet, v. 1. Paris: IRJS Editions 2015, p. 58-68.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-03-16

Come citare

BEHAR-TOUCHAIS, Martine. AS PRÁTICAS COMERCIAIS DESLEAIS RELACIONADAS À PUBLICIDADE NA INTERNET E ÀS DESINDEXAÇÕES ABUSIVAS DO SISTEMA ADWORDS DA GOOGLE: UMA ANÁLISE DO DIREITO DA FRANÇA E DA UNIÃO EUROPEIA. Law, State and Telecommunications Review, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 246–292, 2020. DOI: 10.26512/lstr.v12i1.30008. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RDET/article/view/30008. Acesso em: 29 lug. 2024.