A realização de óperas como campo interartístico
dramaturgia, performance e interpretação de ficções audiovisuais
Palabras clave:
Opera, performance, encenación, audiovisualResumen
A encenação de ópera pode se constituir em um campo de pesquisas sobre as complexas relações entre música e performance. A partir do contraste entre posições de P. Kivy, E. Cone, N. Cook e L. Treitler são discutidas alguns pressupostos fundamentais para a compreensão dessas complexas relações.
Descargas
Citas
Botstein, Leon. The Opera Revival. The Musical Quarterly. v. 78, n.1 (1994):1-8.
Cone, Edward. The World of Opera and its Inhabitants. In: Music: A View from Deft, 125-138. Chicago: Chicago University Press, 1989.
Cook, Nicholas. Analyzing Musical Multimedia. Oxford: Oxford University Press, 2000.
Cook, Nicholas. Analyzing Performance and Performing Analysis. In: Rethinking Music. Edited by Nicholas Cook and Mark Everist, 239-261. Oxford: Oxford University Press, 2001.
Gadamer, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis: Vozes, 1998.
Kerman, Joseph. Musicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Kivy, Peter. Opera Talk: A Philosophical ‘Phantasie’. Cambridge Opera Journal, v.3, n.1 (1991):63-77.
Kivy, Peter. Composers and ‘composers’: A Response to David Rosen. Cambridge Opera Journal, v.4, n.2 (1992): 179-186.
Kivy, Peter. Osmin’s Rage. Philosophical Reflections on Opera, Drama and Text. 2.ed. Ithaca: Cornell University Press, 1999.
Levin, David. Reading a Staging/Staging a Reading. Cambridge Opera Journal, v. 9, n.1 (1997):47-71.
Mota, Marcus. Dramaturgia musical: problemas e perspectivas de um campo interartístico. III Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, Goiânia, Brasil. In: Anais do III Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. Goiânia, 2003: 59-60.
Mota, Marcus. A dramaturgia musical de Ésquilo. Investigações sobre Composição, realização e recepção de obras audiovisuais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
Rosen, David. Cone’s and Kivy’s ‘World of Opera. Cambridge Opera Journal, v.4, n.1 (1992): 61-74.
Shevtsova, Maria. Lev Dodin’s ‘Musical Dramatic Art’ and the World of Opera. New Theatre Quarterly, v. 20, n.4 (2004): 341-253.
Treadwell, James. Reading and Staging Again. Cambridge Opera Journal, v.10, n.2 (1998): 205-220.
Treadwell, James. Opera beyond Belief. Music & Letters, v.80, n.4 (1999): 595-601.
Treitler, Leo. The Historiography of Music. In: Rethinking Music. Edited by Nicholas Cook and Mark Everist. Oxford: Oxford University Press, 2001, pp.356-377.
Whittal, Arnold Autonomy/Heteronomy: The Contexts of Musicology. In: Rethinking Music. Edited by Nicholas Cook and Mark Everist. Oxford: Oxford University Press, 2001, pp.73-101.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Música em Contexto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.