A RECEPÇÃO AO ENSINO MODERNO DE PIANO (1933) DE ANTÔNIO DE SÁ PEREIRA FRENTE À VISÃO CONSERVADORA E POLÊMICA DE OSCAR GUANABARINO

Autores/as

  • Fátima Graça Corvisier Universidade de Sao Paulo

Palabras clave:

Antônio de Sá Pereira, Oscar Guanabarino, pedagogia do piano, ensino moderno de piano, crítica musical

Resumen

Antônio de Sá Pereira (1888-1966), pianista e pedagogo, publicou, em 1933, o tratado de técnica pianística Ensino Moderno de Piano. Apesar de todos os valiosos pareceres que mereceu receber, esta obra suscitou uma querela no meio musical carioca, no decorrer do ano de 1933. O crítico musical Oscar Guanabarino (1851-1937), temido por muitos, inclusive por sua popularidade e influência, resolveu atacar a obra e a própria figura de Sá Pereira. Sem compreender a real dimensão dos conhecimentos que o trabalho de Sá Pereira traz para o ensino pianístico, Guanabarino tenta desqualificar o Ensino Moderno de Piano em uma sucessão de artigos publicados em sua coluna semanal no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro. Muitos fatores contribuíram para esta atitude do crítico, mas o que escapa ao conhecimento geral é a existência de um método de piano escrito por Guanabarino ”“ no qual estão impressas suas convicções acerca do ensino desse instrumento. O presente artigo aborda a recepção ao trabalho de Sá Pereira, ao mesmo tempo que descreve brevemente o método de piano de Guanabarino e discute as possíveis razões que alimentaram a contenda entre ambos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fátima Graça Corvisier, Universidade de Sao Paulo

Universidade de Sao Paulo

Publicado

2014-12-13

Cómo citar

Corvisier, Fátima Graça. 2014. «A RECEPÇÃO AO ENSINO MODERNO DE PIANO (1933) DE ANTÔNIO DE SÁ PEREIRA FRENTE À VISÃO CONSERVADORA E POLÊMICA DE OSCAR GUANABARINO». Música Em Contexto 8 (1):193-233. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11112.

Número

Sección

Artigos Científicos - linha C