Entre Macunaíma e Mayakovski:

as utopias do modernismo nos projetos de ensino e pesquisa da música no Brasil

Autores/as

  • Diósnio Machado Neto Universidade de São Paulo

Palabras clave:

cânone musicológico, modernismo nacionalista, movimento música nova, utopia, ideologia

Resumen

O objetivo desse texto é levantar questões sobre o desenvolvimento do pensamento musicológico brasileiro. A contribuição esperada é que a crítica dos cânones funcione como um eixo articulador entre a tradição e suas projeções. Mais do que expor linhas de raciocínios para adjetivar a musicologia nacional, a critica canônica pretende subsidiar aberturas a novos enfoques, sem uma ruptura inconciliável entre o passado e o presente. Para tanto o texto confronta momentos de crise de paradigmas: o modernismo nacionalista e a vanguarda do movimento “música nova.”

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-12-01

Cómo citar

Machado Neto, Diósnio. 2012. «Entre Macunaíma E Mayakovski:: As Utopias Do Modernismo Nos Projetos De Ensino E Pesquisa Da Música No Brasil». Música Em Contexto 6 (1):9-38. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11083.

Número

Sección

Artigos Científicos - linha C