Éthiopiques vs EthioSonic

sobre a world music e a música globalizada

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Resumo

Este artigo trata das influências musicais mútuas entre os hemisférios Norte e Sul pós-Segunda Guerra Mundial. Traça o conceito de surgimento da “World Music”, seguida da adoção de grooves africanos por bandas mistas e também por músicos não africanos, abrindo caminho para a “música globalizada”. Como a Etiópia nunca foi colonizada por mais de 3.000 anos (exceto cinco anos sob ocupação italiana fascista), a parte moderna da cultura musical do país permaneceu totalmente desconhecida para o resto do mundo. Gravações de música etíope moderna (ou urbana) simplesmente inexistiam fora do país antes de 1986, enquanto outras músicas da África já se encontravam presentes nas capitais coloniais como Paris, Londres, Bruxelas ou Lisboa. Um enfoque sobre as músicas etíopes por meio de duas séries musicais (éthiopiques e ethioSonic) completam o escopo deste estudo.

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Referências

Anderson, Ian. 2000. “World Music History”. fRoots 201, March. https://frootsmag.com/world-music-history

Kebede, Ashenafi. 1979. “Musical innovation and acculturation in Ethiopian culture”. African Urban Studies 6, Winter: 77-88.

Falceto, Francis. 2002. “Un siècle de musique moderne en Éthiopie (précédé d'une hypothèse baroque”. Cahiers d'Études Africaines 168: 711-738. https://journals.openedition.org/etudesafricaines/1603

Marye, Hewan Semon. 2019. “Ityopyawinnät and Addis Abäba’s Popular Music Scene”. Aethiopica 22: 96-123. https://journals.sub.uni-hamburg.de/aethiopica/article/view/1048.

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Publicado

2019-12-25 — Atualizado em 2019-12-25

Versões

Como Citar

Falceto, Francis. 2019. “Éthiopiques Vs EthioSonic: Sobre a World Music E a Música Globalizada”. Música Em Contexto 13 (2):118-30. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/36946.

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Seção

Artigos