A música
sua representação e recuperação sob o foco da ciência da informação
Palavras-chave:
informação musical, representação, recuperação, estudo de usuáriosResumo
Este artigo pretende trazer uma reflexão, a partir de uma breve revisão da literatura da CI, sobre a questão da representação e recuperação da informação musical (IM) ”“ a obra “sonora” ou os documentos musicais ”“ a partir das três perspectivas ”“ subjetiva, objetiva e interpretativa ”“ de Alexander Mclane (1996), que publicou o primeiro review sobre o tema em uma destacada publicação internacional da área; e das sete facetas propostas por J. Stephen Downie (2003) para a informação musical, cada uma desempenhando os seus papeis no domínio da recuperação dessa informação que são: pitch, temporal, harmônica, timbral, editorial, textual e bibliográfica. Discute também a complexidade da elaboração de um conceito de IM e suas possibilidades de recuperação, mas também o que garante o sucesso dessa recuperação: o usuário.
Downloads
Referências
Belkin, Nicholas J. “Information concepts for information science.” Journal of Documentation, V. 34, n. 1 (1978): 55-85.
Baummann, S. e T. Pohle V.Shankar. “Towards a Socio-Cultural Compatibility of MIR Systems”. Paper presented at the International Society for Music Information Retrieval Conference, Barcelona, Espanha, October 2004.
Borko, Harold. “Information science: What is it?” American Documentation, Jan. (1968): 3-5.
Byrd, Donald. “Representation of Musical Information” (Lecture Notes). School of Music. Indiana University, 2007. Disponível em http://www.informatics.indiana.edu/donbyrd/INFO545Site-Spring07/I545.html, acessado em maio de 2014.
Byrd, Donald, Crawford, Tim. “Problems of music information retrieval in the real world.” Computer Science Department Faculty Publication Series, Paper 82 (2002): 1-27.
Dervin, Brenda. “Useful theory for librarianship: communication, not information.” Drexel Library Quarterly, V.13, n.3 (1977): 16-32.
Dougan, Kirstin. “Information seeking behaviors of music students.” Reference Services Review, V. 40, n. 4 (2012): 558-573.
Downie, John Stephen. “Music information retrieval.” Annual Review of Information Science and Technology, Vol. 37 (2003): 295-340.
Castro, Jonas Borges. “Catalogação de documentos musicais: uma releitura das regras de catalogação.” Monografia de graduação, Universidade de Brasília, 2013.
Cruz, Fernando William et al. “Um modelo para mapeamento de necessidades e usos de informação musical.” Perspectivas em Ciência da Informação, V. 16, n. 2 (2011): 207-227.
Fu, Zhouyu, Guojun Lu, Kai Ming Ting e Dengsheng Zhang. “A survey of audio-based music classification and annotation.” Ieee transactions on multimedia, Vol. 13, n. 2 (2011): 303-319.
Good, M. “Music XML 2.0 Tutorial”. 2007. Disponível em http://www.recordare.com, acessado em maio de 2014.
Laplante, Audrey e John Stephen Downie. “The utilitarian and hedonic outcomes of music information-seeking in everyday life.” Lybrary and information science research, V. 33 (2011): 202-210.
Lee, Jin Ha e John Stephen Downie. “Survey of music information needs, uses and seeking behaviours: preliminary findings. ”Paper presented at the International Society for Music Information Retrieval Conference, Barcelona, Espanha, October 2004.
McLane, Alexander. “Music as information.” Annual Review of Information Science and Technology, Vol. 30 (1996): 225”“262.
Ørom, Anders. “Information science, historical changes and social aspects: a nordic outlook”. Journal of Documentation, Vol. 56, n. 1 (2000): 12-26.
Pacheco, Kátia Lúcia. “Manifestações de obras musicais: o uso do título uniforme.” Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
Rolland, P. “The Music Encoding Initiative (MEI).” Proceedings do 1º. International Conference on Musical Applications using XML, 2002. Disponível em http://www.lib.virginia.edu/ digital/resndev/mei/, acessado em fevereiro de 2014.
Saracevic, Tefko. “Ciência da informação: origem, evolução e relações”. Perspectivas da Ciência da Informação, Belo Horizonte, Vol. 1, n. 1 (1996): 41-62.
Selfridge-Field, E. “Beyond MIDI: The Handbook of Musical Codes”. Cambridge: MIT Press, 1997.
Selfridge-Field, E. “What Motivates a Musical Query?” Paper presented at the International Society for Music Information Retrieval Conference, Plymouth, Massachusetts - USA 2000.
Serra, F. “Áudio Digital: A Tecnologia Aplicada à Música e ao Tratamento de Som”, Ed. Ciência Moderna, 1ª. Ed. 2002.
Schwartz, B. “Transforming XML into Music Notation.” Dissertação de graduação, Departamento de Ciência da Computação, School of Engineering and Applied Science, University of Virginia, USA, 2003.
Smiraglia, Richard P. “Musical works and information retrieval.”Notes, Second series, V. 58, n. 4 (2002): 747-764.
Uitdenbogerd, Alexandra et al. “Music IR: Past, Present, and Future.” Paper presented at the International Society for Music Information Retrieval Conference, Plymouth, Massachusetts - USA 2000.
Wilson, Thomas D. “Models in information behaviour research.” Journal of Documentation, Vol. 55, n. 3 (1999): 249-270.
Weigl, David M.e Catherine Guastavino,. “User studies in the music information retrieval literature.” Paper presented at the International Society for Music Information Retrieval Conference, Miami, Flórida, October 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Música em Contexto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.