A música

sua representação e recuperação sob o foco da ciência da informação

Autores

  • Juliana Rocha de Faria Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Universidade de Brasília
  • Fernando William Cruz Universidade de Brasília
  • Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Universidade de Brasília

Palavras-chave:

informação musical, representação, recuperação, estudo de usuários

Resumo

Este artigo pretende trazer uma reflexão, a partir de uma breve revisão da literatura da CI, sobre a questão da representação e recuperação da informação musical (IM) ”“ a obra “sonora” ou os documentos musicais ”“ a partir das três perspectivas ”“ subjetiva, objetiva e interpretativa ”“ de Alexander Mclane (1996), que publicou o primeiro review sobre o tema em uma destacada publicação internacional da área; e das sete facetas propostas por J. Stephen Downie (2003) para a informação musical, cada uma desempenhando os seus papeis no domínio da recuperação dessa informação que são: pitch, temporal, harmônica, timbral, editorial, textual e bibliográfica. Discute também a complexidade da elaboração de um conceito de IM e suas possibilidades de recuperação, mas também o que garante o sucesso dessa recuperação: o usuário.

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Publicado

2015-11-23

Como Citar

Silva, Juliana Rocha de Faria, Fernando William Cruz, e Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares. 2015. “A Música: Sua representação E recuperação Sob O Foco Da Ciência Da informação”. Música Em Contexto 9 (1):175-219. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/19611.

Edição

Seção

Artigos