Entre Macunaíma e Mayakovski:
as utopias do modernismo nos projetos de ensino e pesquisa da música no Brasil
Palavras-chave:
cânone musicológico, modernismo nacionalista, movimento música nova, utopia, ideologiaResumo
O objetivo desse texto é levantar questões sobre o desenvolvimento do pensamento musicológico brasileiro. A contribuição esperada é que a crítica dos cânones funcione como um eixo articulador entre a tradição e suas projeções. Mais do que expor linhas de raciocínios para adjetivar a musicologia nacional, a critica canônica pretende subsidiar aberturas a novos enfoques, sem uma ruptura inconciliável entre o passado e o presente. Para tanto o texto confronta momentos de crise de paradigmas: o modernismo nacionalista e a vanguarda do movimento “música nova.”
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-01
Como Citar
Machado Neto, Diósnio. 2012. “Entre Macunaíma E Mayakovski:: As Utopias Do Modernismo Nos Projetos De Ensino E Pesquisa Da Música No Brasil”. Música Em Contexto 6 (1):9-38. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11083.
Edição
Seção
Artigos Científicos - linha C
Licença
Copyright (c) 2012 Música em Contexto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.