O ensino de integração regional latino e sul-americana pelo mote “Nuestro norte es el sur”: uma abordagem pós-colonial/ decolonial da temática a partir do contato com a arte de Torres García

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20889/M47e19001

Palavras-chave:

Integração Regional; América do Sul; Torres García; Pós- -colonialismo/Decolonialismo., Integração Regional, América do Sul, Torres Garcia, Pós-Colonialismo, Decolonialismo

Resumo

Na América do Sul, a integração regional apresenta profusão de iniciativas sobrepostas. Para perquirir o porquê disso, propõe-se abordagem pós-colonial/decolonial ao ensino do tema em Relações Internacionais, a partir da arte de Torres García, o qual sustentava, com a frase “nuestro norte es el sur”, a necessidade de se alterar as relações de poder norte-sul. Assim, visa-se a formar sujeitos críticos, repensando o lugar sul-americano no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseli Fiorin Gomes, Universidade Federal do Rio Grande

Curso de Relações Internacionais, Santa Vitória do Palmar ”“ RS, Brazil.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Gomes, Joseli Fiorin. 2018. “O Ensino De integração Regional Latino E Sul-Americana Pelo Mote ‘Nuestro Norte Es El sur’: Uma Abordagem pós-Colonial Decolonial Da temática a Partir Do Contato Com a Arte De Torres García”. Meridiano 47 - Journal of Global Studies 19 (abril). https://doi.org/10.20889/M47e19001.

Edição

Seção

Artigos