MUSEUS PÚBLICO-PRIVADOS E ESPETACULARIZAÇÃO DA CULTURA: LIMITES E TENSÕES

Autores

  • Clarissa dos Santos Veloso PUC Minas
  • Luciana Teixeira de Andrade PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9065

Palavras-chave:

espetacularização da cultura; museus públicoprivados; Memorial Minas Gerais Vale; MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal.

Resumo

Os novos museus são espaços culturais voltados, sobretudo, para atração do público e para a animação cultural. Caracterizam-se também pela associação com o setor privado, enquanto recurso para seu financiamento e manutenção. A intenção deste artigo é analisar, diante da tendência dos museus para o espetáculo, os limites e as tensões presentes nas exposições de dois museus público-privados: o Memorial Minas Gerais Vale e o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, ambos parte do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. São tomados como referências estudos que tratam das tendências, funções e desafios dos museus contemporâneos. Por meio de dados de entrevistas e dos conteúdos dos módulos expositivos analisados, apresenta o argumento de que a relação entre museus e mercado e a convergência desses espaços culturais para o espetáculo tendem a limitar, nas exposições, a diversidade cultural e o fomento de reflexão crítica.

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Publicado

2017-04-17

Como Citar

Veloso, C. dos S., & Andrade, L. T. de. (2017). MUSEUS PÚBLICO-PRIVADOS E ESPETACULARIZAÇÃO DA CULTURA: LIMITES E TENSÕES. Arquivos Do CMD, 4(2), 96–111. https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9065

Edição

Seção

Artigos de Dossiê