A Cidade-Memória: a Salvador de A Grande Feira

Autores

  • Mirela Souto Instituto Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v3i1.8906

Palavras-chave:

Cidade, Memória, Paisagem, A Grande Feira.

Resumo

 artigo tem por objetivo entender de que forma a cidade de Salvador comparece em A Grande Feira (1961), de Roberto Pires, considerando especialmente nesse filme a sua perspectiva de enquadramento da cidade na qual vivia, bem como, talvez, a sua pretensão de eternizá-la na memória. Nossa discussão é articulada ao tema da paisagem, para entendermos a temática da geografia do cinema e a subjetividade do olhar, a partir da noção de espaço. Utilizamos esse filme não como objeto de análise fílmica, mas sim como fonte ilustrativa da nossa discussão entre cinema, memória e espaço urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirela Souto, Instituto Federal da Bahia

Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Comunicação Social com ênfase em Rádio e Televisão pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Integrante do grupo de pesquisa Cinema e Audiovisual: Memória e Processos de Formação Cultural (UESB). Professora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), associado ao Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Ilhéus-BA.

Referências

BARBOSA, Andréa.“Ronda:espaço, experiência e memória em sete filmes paulistas dos anos 1980”.In:NOVAES, S. C. et al. Escrituras da Imagem. São Paulo: EDUSP/FAPESB, 2004.

BATESON, Gregory. Mente e Natureza: aunidade necessária. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.

BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em Tempo de Cinema.3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

COMOLLI, Jean L. A Cidade Filmada. Cadernos de Antropologia e Imagem. Riode Janeiro, n.4, 1995

FARIAS, Edson.Ócio e Negócio: festas populares e entretenimento ”“turismo no Brasil, 1ª ed. Curitiba: Appris, 2011.

FERRAZ, Cláudio Benito O. Geografia e Paisagem: entre o olhar e o pensar. Tese (Doutorado). São Paulo: FFLCH/USP,2001.

GUERRA, Mariza.“Memória e cinema: diálogos abertos”.Revista Presença Pedagógica,v. 18, nº 104, p. 71-79, mar./abr. 2012.

GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira. Dinâmicas do Cinema no Brasil e na Bahia: trajetórias e práticas do século XX a XXI.Tese (Doutorado em CiênciasSociais). Salvador: UF-BA/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2008.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Editora Centauro, 2006.

LIPOVETSKY, Gilles, SERROY, Jean. A Tela Global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Sulina, 2009.

MALDONADO, Simone. “Georg Simmel: uma apresentação”.In:Política e Trabalho,12, set.1996.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de. O que Seriam as Geografias de Cinema?(2006).Disponível em: < http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/revistatxt2/wenceslao.htm>.Acesso em20/10/2012. Não paginado.

SANTAELLA, Lucia. “Palavra, Imagem & Enigmas”. In:Revista USP, São Paulo, v. 16, p. 36-51 dez./ jan./ fev. 1992-1993.

SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão.São Paulo: Nobel, 1987.

SANTOS, Myrian Sepúlveda dos.Memória Coletiva & Teoria social.São Paulo: Annablume, 2003.

SCHAMA, Simon. Paisagem e Memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da. (Org.). Paisagem e Cultura: dinâmicado patrimônio e da memória na atualidade. Belém: Ed. da UFPA, 2009.

Filmografia

A Grande Feira. Direção:Roberto Pires.Duração 91 min e 29 seg. Gênero:Ficção. Salvador-BA, 1961.

Downloads

Publicado

2015-07-14

Como Citar

Souto, M. (2015). A Cidade-Memória: a Salvador de A Grande Feira. Arquivos Do CMD, 3(1). https://doi.org/10.26512/cmd.v3i1.8906