Entre o “ilustrado” e o “intelectual puro”: considerações acerca das virtualidades e limites do modelo bourdiano de campo para analisar a primeira geração modernista de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v3i2.8889Palavras-chave:
campo literário; Pierre Bourdieu; escritores; sociedades periféricas; modernismo mineiroResumo
O presente artigo explora as virtualidades e limitações do conceito de “campo literário”, de Pierre Bourdieu, para analisar grupos de escritores e intelectuais situados em sociedades periféricas. Trata-se de problematizar a pertinência desse conceito para interpretar o significado do movimento modernista em Minas Gerais. Nesse sentido, com vistas a recuperar a “feição própria” do modernismo mineiro, procuro reconstruir o espaço social de Belo Horizonte nos anos 20 e 30, a fim de que se possa avaliar tanto a atuação modernizante dos rapazes dados à s letras na provinciana capital do estado, quanto os traços neles deixados por esta mesma sociedade provinciana em cujo interior buscavam respirar.
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