Apresentação Dossiê Universal e Particular

Main Article Content

Thais A Alves Marinho

Resumo


A existência da pluralidade de valores e grupos na atualidade demonstra que as diversas culturas e grupos de pessoas imbuídos de conjuntos individualizados de hábitos, atitudes, representações coletivas, maneiras de sentir e de fazer específicos, em determinados momentos, desenvolvem práticas e/ou políticas em várias frentes que visam garantir e preservar suas particularidades, em nome da comunidade, classe, sexo, etnia, amparando-se nas culturas, na tradição, engendrando uma sociedade multicultural. Esse momento histórico pode ser interpretado como uma reação ao desencanto na cultura implícito nas exigências críticas da Razão universal e ao modo como se desenvolveram historicamente esses ideais da modernidade. Em um cenário como esse o dossiê “Universal e Particular” visa reunir trabalhos que discutam como essa reorganização da estrutura de temporalidade, voltada para a memória, para o passado, para o retorno à s identidades, para a diferença, expressa a necessidade de se pensar o papel da cultura, enquanto elemento e perspectiva de se organizar o poder e o saber nos atuais contextos sócio-históricos plurais submetidos às radicais transformações dos processos técnico-informacionais, e nas possíveis consequências e desdobramentos da centralidade que essa categoria vem adquirindo na sociedade contemporânea.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
Marinho, T. A. A. (2014). Apresentação Dossiê Universal e Particular. Arquivos Do CMD, 2(1). https://doi.org/10.26512/cmd.v2i1.7541
Seção
Apresentação
Biografia do Autor

Thais A Alves Marinho

Professora de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutora em Sociologia pela UnB, pós-Doutora em Ciências Sociais pela Unisinos. Assessora de Articulação e Movimentos sociais do Instituto Dom Fernando da PUC Goiás. Pesquisadora do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB)