A arte da voz em bandeira:
cores de protesto que tremulam no ar
Palavras-chave:
Bandeiras, espaço urbano, Manifestação política, Paisagem, IdentidadeResumo
Nos últimos anos, a exibição de bandeiras em espaços urbanos, especialmente em Curitiba, tornou--se um ato político de afirmação ideológica e resistência. As fachadas residenciais, antes neutras, passaram a ser plataformas de disputa simbólica, refletindo um Brasil polarizado. A bandeira nacional, historicamente símbolo de unidade, foi apropriada por diferentes grupos, gerando divisões entre apoiadores de Jair Bolsonaro e de movimentos sociais. Esse fenômeno foi registrado em um ensaio visual de 2022, que evidenciou como bandeiras de partidos, movimentos sociais e símbolos identitários invadiram o espaço público. A prática, que vai além da decoração, reflete o desejo de pertencimento e posicionamento político, transformando a paisagem urbana em um campo de significações em disputa. A mostra “A Arte da Voz em Bandeira” propõe uma reflexão sobre o impacto dessas manifestações visuais, evidenciando como as bandeiras se tornaram um instrumento de expressão e resistência na sociedade contemporânea
Downloads
Referências
CANTARINO, Gisela. Uma ilha chamada Brasil: o paraíso irlandês no passado brasileiro. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.
CARERI, Francesco. Caminhar y parar. Barcelona: Gustavo Gili, 2017.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução de Ephrain F. Alves. Petrópolis: Vozes, 2014.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
GOMES, Rafael Cardoso. Janelas indiscretas e ruas não vistas: duas matrizes para a representação da cidade. Revista Dispositiva, v. 1, n. 1, maio 2012.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Tradução de Valério Rohden e Antônio Marques. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
LEFEBVRE, Henri. Estrutura social: a reprodução das relações sociais. In: MARTINS, José de Souza; FORACCHI, Marialice Mencarini (Org.). Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Editora Moraes, 1991.
PEIRCE, Charles Sanders. Collected papers of Charles Sanders Peirce. Edited by Arthur Burks. v. 7-8. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1958.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivos do CMD

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.


