A festa do divino Espírito Santo
Palabras clave:
Festa do divino espírito, Maranhão, Colônia maranhense no Rio de Janeiro, Ritual, Gerações, TradiçãoResumen
Este ensaio fotográfico resultou da observação participante acompanhando a montagem da 55ª festa do Divino do Espírito Santo, entre os dias 27 de maio e 05 de junho de 2022, na colônia maranhense no Rio de Janeiro. Ao longo deste período, a escuta e a conversa com os que realizam o ritual, permitiu constatar diferentes concepções sobre o festejo, em particular devido a distintos pontos de vista geracionais, ainda que persista o empenho em que a tradição se perpetue.
Descargas
Citas
FERRETTI, S. Festa do divino no Maranhão. Rio de Janeiro: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/IPHAN/MEC, 2005.
MIRANDA, L. Inter-ferir, celebrar – encontros com o Divino. Disponível em: <https://www.inarra.com.br/ensaios-fotograficoslightbox=dataItem-lw7zb3nq>. Acesso em: 30 de mar. de 2025.
PACHECO, G.; GOUVEIA, C.; ABREU, M. Caixeiras do divino espírito Santo de São Luís do Maranhão. Disponível em: <https://blogmanamani.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/07/caixeiras-do-divino-espc3adrito-santo-de-
-sc3a3o-luc3ads-do-maranhc3a3o.pdf>. Acesso em: 31 de mar. de 2025.
ROCHA, M. A festa do divino Espírito Santo no Maranhão: uma proposta de glossário. 163 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística. Fortaleza, 2008.
ROCHA, M. O Divino, o Império, a Festa, as Insígnias: elementos do glossário da festa do Divino Espírito Santo no Maranhão. RJ: s/d.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Arquivos do CMD

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.


