O rito do des-massacre e as torres do Bixiga

Autores

Palavras-chave:

Teatro Oficina, Os Sertões, Bixiga, São Paulo, Teatro, Teatro brasileiro

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como a encenação da peça Os Sertões de Euclides da Cunha, realizada pela companhia Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, se relaciona com a produção e reprodução do espaço urbano em São Paulo, particularmente na região do bairro do Bixiga. O Teatro Oficina, desde sua fundação em 1958, tem desempenhado um papel significativo na promoção de uma perspectiva de urbanismo crítico. Situado no bairro do Bixiga, no centro de São Paulo, sua trajetória arquitetônica reflete uma complexa interação com diversos movimentos que moldaram tanto o teatro quanto a realidade local. Nesse contexto, de 2000 a 2007, o Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona dedicou-se à montagem de Os Sertões, de Euclides da Cunha, culminando em uma pentalogia composta pelas peças A Terra (2002), O Homem I e O Homem II (2003), A Luta I (2005) e A Luta II (2006), totalizando 27 horas de espetáculo ao longo de cinco anos.

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Publicado

2024-11-16

Como Citar

Faria Tavares, M. E. (2024). O rito do des-massacre e as torres do Bixiga. Arquivos Do CMD, 11(2), 136–152. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/CMD/article/view/56152