Memória e cotidiano nas transformações da cidade:
o caso de uma comunidade ameaçada de remoção em João Pessoa, PB.
Palavras-chave:
Remoções, Memória, Cotidiano, Grandes Projetos Urbanos, Conflitos UrbanosResumo
Na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, no nordeste do Brasil, a implementação de um grande projeto urbano adentrou a vida dos moradores e moradoras de 8 comunidades situadas na região da Avenida Beira Rio, ao longo do Rio Jaguaribe, a saber o Programa João Pessoa Sustentável (PJPS). Entre as diversas intervenções do programa, destacam-se a remoção de mais de 700 famílias, a construção de novos conjuntos habitacionais e do Parque Linear do Complexo Beira Rio. Neste texto, meu objetivo é descrever os diversos agenciamentos que ocorrem durante a implementação de grandes projetos urbanos que envolvem remoções, com foco especial na memória e no cotidiano dos moradores, busco refletir sobre aspectos como as incertezas, os rumores, as expectativas e as promessas de futuro que permeiam esse processo.
Downloads
Referências
ANDERSON, Benedict. (2008). Comunidades imaginadas. São Paulo: Cia. das Letras, 2008.
APPADURAI, Arjun. Soberania sem territorialidade: Notas para uma geografia pós-nacional. Novos Estudos: CEBRAP, n.49, 1997.
ARAÚJO, Marcela. Obras, casas e contas: Uma etnografia de problemas domésticos de trabalhadores urbanos no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017a.
AUGÉ, Marc. Não-lugares: Introdução a uma Antropologia da Supermodernidade. Campinas, Papirus, 1994.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID). Plano de Ação João Pessoa Sustentável. Instituto Pólis, 2014.
CAVALCANTI, Mariana. Do barraco à casa: tempo, espaço e valor(es) em uma favela consolidada. RBCS, Vol. 24, n. 69, 2009.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
Chakrabarty, Dipesh. The Climate of History in a Planetary Age. London: The University of Chicago Press, Ltd., 2021.
DAS, Veena. Critical Events: An Anthropological Perspective on Contemporary India. New Delhi: Oxford University Press, 1995.
DAS, Veena. Vida e palavras: a violência e sua descida ao ordinário. São Paulo: Editora Unifesp, 2020.
DAS, Veena.; Poole, Deboraj. Anthropology in the Margins of the State. Oxford: James Currey, 2004.
DEWEY, John. Logic: the theory of inquiry. New York: Henry Holt, 1938.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.
Holston, James. Autoconstruction in working‐class Brazil. Cultural Anthropology, vol.6 n.4. Wiiley on behalf of the American Anthropological Association, 1971.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.
LEITE, Rogério Proença. A inversão do cotidiano: práticas sociais e rupturas na vida urbana contemporânea. Dados, vol.53, n.3, 2010.
MAGALHÃES, Alexandre. Transformações no “problema favela” e a reatualização da “remoção” no Rio de Janeiro. Tese de Doutorado, Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013.
MOTTA, Eugênia. Casas e Economia Cotidiana. In: Vida Social e Política nas Favelas: pesquisas de campo no Complexo do Alemão, IPEA, 2016.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro. Vol.2 n. 3, 1989.
SHIBUTANI, Tamotsu. Improvised News: A Sociological Study of Rumor. Indianapolis/New York: The Bobbs-Merrill Co Inc, 1966.
VIANNA, Adriana; MAGALHÃES, Alexandre. Habitar a cidade e fazer a vida: questões sobre a existência em situações limite. In: Bello, Enzo; Keller, Rene José. (Org.). Curso de Direito à Cidade 2ed. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2019.
Laurent Vidal; Alain Musset; Dominique Vidal. Sociedades, mobilidades, deslocamentos: os territórios da espera. O caso dos mundos americanos (de ontem a hoje), Confins [En ligne], 2011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos do CMD
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.