Consumo de cultura K-Pop:

uma análise do consumo de produtos culturais coreanos a partir da quarta onda Hallyu

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v11i1.54308

Keywords:

Consumo, Cultura K-Pop, Cultura Coreana

Abstract

O K-Pop é um gênero musical originário da Coreia do Sul, considerado um fenômeno global que agrega construções culturais tradicionais do país, com a influência de elementos audiovisuais ocidentais. Sendo o Brasil o quinto maior mercado consumidor da cultura K-pop no mundo, é importante entender esse fenômeno social, as dinâmicas e características desta indústria, assim como a percepção de jovens consumidores brasileiros. Para isso, foi realizada uma pesquisa com abordagem mista (qualitativa e quantitativa), do tipo descritiva, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas e questionário. Os resultados mostram um conjunto de emoções experienciadas pelos consumidores-fãs, as dinâmicas e formas que se comunicam e expressam seus sentimentos. O estudo concluiu que os consumidores buscam suprir um desejo de distração e fuga da realidade, com emoções positivas de excitação. Este estudo possibilita o entendimento das motivações dos consumidores, assim como da compreensão desse mercado de consumo, e os aspectos culturais que se aproximam e se distanciam entre as culturas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, M. C., & BERTO, R. G. Quem são os fãs de K-POP no Brasil? Revista Tecnologia & Cultura, v. 19, n. 4, p. 38-44, 2015.

BARBOSA, L. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004. (Coleção Passo-a-passo; 56).

BRAGAGLIA, A. P. Comportamentos de consumo na contemporaneidade. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 7, n. 19, p.107-124, 2010.

BRANCO, C. A.. Imagem: a comunicação visual, os modelos de representação e as relações sociais do jovem contemporâneo. Nucom (Núcleo de Comunicação ISCA Faculdades), ano 1, n.1, nov, 2003-jan, 2004.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.

BENNETT, L. Fan activism for social mobilization: a critical review of the literature. Transformative Works and Culture, v. 10, 2012.

BELK, R. W., GER, G., & ASKEGAARD, S. The fire of desire: a multisited inquiry into consumer passion. Journal of Consumer Research, p.326-351, 2003.

BERNARDO, F. C. S. & LIMA, M. B. K-POP: A cultura popular coreana influenciando o Brasil. XV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2019.

BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. 9.ed. São Paulo: Thompson, 2008.

BIRMAN, Joel. Muitas felicidades?! O imperativo de ser feliz na contemporaneidade. In: FREIRE FILHO, João (Org.). Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

BOULAIRE, C., & COVA, B. The dynamics and trajectory of creative consumption practices as revealed by the postmodern game of geocaching. Consumption Markets & Culture, p.1-24, 2013.

CARVALHO, Fernanda Vieira. HALLYU: a cultura como mecanismo de soft power sul-coreano. Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação de Relações Internacionais, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2019.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell; tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre: Artmed,2007.

CRISTOFARI, C., & GUITTON, M. J. Aca-fans and fan communities: An operative framework. Journal of Consumer Culture, p.713-73, 2016.

COVA, B., & COVA, V. On the road to prosumption: Marketing discourse and the development of consumer competencies. Consumption Markets & Culture, p.149-168, 2012.

CUNHA, Grace; SERGL, M. J. Internet das Coisas: Um olhar para o consumidor das Gerações Y e Z e para nova concepção de tempo. Revista Mídia e Cotidiano, vol. 14, n. 2, p. 184 - 205, maio-ago. de 2020.

DUJARIER, M. A. The three sociological types of consumer work. Journal of Consumer Culture, p.555-571, 2016.

EDEN, S. Blurring the boundaries: Prosumption, circularity and online sustainable consumption through Freecycle. Journal of Consumer Culture, p.265-285, 2015.

FRIEDRICHSEN, Mike; MÜHL-BENNINGHAUS, Wolfgang. Handbook of Social Media Management: Value Chain and Business Models in Changing Media Markets. Berlin: Springer Science & Business Media. p. 553, 2013.

GLOSSERMAN, Brad. The Limits of Soft Power in Japan–South Korea Relations (2020) In: https://carnegieendowment.org/2020/12/15/limits-of-soft-power-in-japan-south-korea-relations-pub-83412. Acesso Em: 09 de Setembro 2023

GUSCHWAN, M. Fandom, brandom and the limits of participatory culture. Journal of Consumer Culture, p.19-40, 2012.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.

HAWKINS, Del I.; MOTHERSBAUGH, David L.; BEST, Roger J. Comportamento do Consumidor – Construindo a Estratégia de Marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

HEWER, P., GANNON, M., & CORDINA, R. Discordant fandom and global football brands: ‘Let the people sing’. Journal of Consumer Culture, p.600-619, 2015.

HOLDEN, Todd Joseph Miles; SCRASE, Timothy J. Medi@sia: global media/tion in and out of context.: Taylor & Francis. p. 144, 2006.

JENKINS, H. Fans, bloggers, and gamers: exploring participatory culture. New York, USA: NYU Press, 2006.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência: A colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. 2 ed. São Paulo: Editora Aleph, 2009.

JENKINS, H. Textual poachers: Television fans and participatory culture. New York, USA: Routledge, 1992.

JOHNSTON, J. E. Doctor Who-themed weddings and the performance of fandom. In L. Bennett & P. J. Booth (Eds.), Performance and Performativity in Fandom. Transformative Works and Cultures, 2015.

KONG, Hiu Yan. The globalization of k-pop: the interplay of external and internal forces. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Furtwangen, Furtwangen, 2016.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2015.

KOZINETS, Robert. V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014. 203p.

LAURIE, Timothy. Toward a Gendered Aesthetics of K-Pop. Global Glam and Popular Music: Style and Spectacle from the 1970s to the 2000s. p. 214–231, 2016.

LEE, H. Participatory media fandom: A case study of anime fansubbing. Media, Culture & Society, p.1131-1147, 2011.

McCLELLAND, D.C.; BURHAM, D. H. O poder é o grande motivador. In: VROOM, V.H. (Org.) Gestão de pessoas, não de pessoal. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

MCMAHON, Darrin, M. Happiness: A History, 2007.

MARTINS, Laura Oliveira. Diplomacia Cultural: A influência do Hallyu através do reconhecimento mundial do BTS. Revista CEAM. Brasília. V.8. 2022.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Comunicação: troca cultural? São Paulo, 2005.

MOWEN, John C.; MINOR, Michael S. Comportamento do consumidor. 1. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

OLIARI, Deivi Eduardo; ZAMBON, Cláudia Neli de Souza. APPLE: Como esta marca se tornou sinônimo de qualidade e hoje é a marca mais valiosa do mundo. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2014, Palhoça. Anais.

PALHA, Armando Perez. Fãs brasileiros de K-Pop: um estudo sobre a aculturação de consumo / Armando Perez Palha. - 2021.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social; métodos e técnicas. Roberto Jarty Richardson; colaboradores José Augusto de Souza Peres ... (et al.). - 3. ed. - 14. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2012.

RITZER, G. Prosumption: Evolution, revolution, or eternal return of the same? Journal of Consumer Culture, p.3-24, 2013.

RITZER, G. Prosumer capitalism. The Sociological Quarterly, p.413-445, 2015.

SCHREYER, C. The digital fandom of Na’vi speakers. In L. Bennett & P. J. Booth (Eds), Performance and Performativity in Fandom. Transformative Works and Cultures, 2015.

SELLER, Michel Lens; LAURINDO, Fernando José Barbin. Comunidade de marca ou boca a boca eletrônico: qual o objetivo da presença de empresas em mídias sociais?. Gest. Prod., São Carlos, v. 25, n. 1, p. 191-203, mar. 2018.

SILVA, Marina Presser Alves; FARIAS, Amália Costa (2021). A transgressão da cultura popular Sul-Coreana: A Hallyu e sua influência no consumo de produtos sul-coreanos. Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação- REASE, v° 7, n° 5. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1215

SOCIAL BLADE. Disponível em:< https://socialblade.com/twitter/top/100> Acesso Em: 24 de Abril 2023.

SOUSA, Julyana Beatriz, (2016). K-POP: consumo da música pop coreana na cultura juvenil brasiliense.

SHIM, Doobo. "The Growth of Korean Cultural Industries and the Korean Wave." East Asian Pop Culture: Analyzing the Korean Wave, Hong Kong University Press, p. 15-31, 2008.

WALSH, J. Hallyu as a Government Construct: The Korean Wave in the Context of Economic and Social Development In: The Korean Wave – Korean Popular Culture in Global Context. Edited by Yasue Kuwahara. 2014.

WOOD, Wendy; NEAL, David. The habitual consumer. Journal of Consumer Psychology, v. 19, n. 4, p. 579-592, 2009.

YI, Christina. Colonizing Language: Cultural Production and Language Politics in Modern Japan and Korea. New York: Columbia University Press, 2018.

Published

2024-06-15

How to Cite

Alves Dias, A. J., da Silva Monteiro, E., & Rodrigues Diniz, G. (2024). Consumo de cultura K-Pop:: uma análise do consumo de produtos culturais coreanos a partir da quarta onda Hallyu. Arquivos Do CMD, 11(1), 147–174. https://doi.org/10.26512/cmd.v11i1.54308