Consumo de cultura K-Pop:
uma análise do consumo de produtos culturais coreanos a partir da quarta onda Hallyu
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v11i1.54308Palavras-chave:
Consumo, Cultura K-Pop, Cultura CoreanaResumo
O K-Pop é um gênero musical originário da Coreia do Sul, considerado um fenômeno global que agrega construções culturais tradicionais do país, com a influência de elementos audiovisuais ocidentais. Sendo o Brasil o quinto maior mercado consumidor da cultura K-pop no mundo, é importante entender esse fenômeno social, as dinâmicas e características desta indústria, assim como a percepção de jovens consumidores brasileiros. Para isso, foi realizada uma pesquisa com abordagem mista (qualitativa e quantitativa), do tipo descritiva, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas e questionário. Os resultados mostram um conjunto de emoções experienciadas pelos consumidores-fãs, as dinâmicas e formas que se comunicam e expressam seus sentimentos. O estudo concluiu que os consumidores buscam suprir um desejo de distração e fuga da realidade, com emoções positivas de excitação. Este estudo possibilita o entendimento das motivações dos consumidores, assim como da compreensão desse mercado de consumo, e os aspectos culturais que se aproximam e se distanciam entre as culturas.
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