Quando o Trabalho vira passatempo
aprendizado moral, trabalho social e pessoas em situação de rua
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v10i1.51689Palavras-chave:
Pobreza, Exclusão social, Situação de rua, Trabalho, JustificaçãoResumo
O artigo discute o ato de fala em que uma pessoa em situação de rua reconhece seu trabalho. O objetivo é compreender por que a atividade de vigilância de carros em estacionamentos é reconhecida como trabalho e a catação de materiais em sacos de lixo como passatempo. O exercício de análise de teoria, sobre a relação danpessoa em situação de rua com o trabalho, coloca em discussão os problemas da divisão do trabalho social e do reconhecimento do trabalho, dialogando com as contribuições de Georg Simmel, Émile Durkheim, Karl Marx, Jürgen Habermas, Boltanski e Thévenot, Serge Paugam e Bicudo Véras. Desse modo, são recuperadas as noções
como trabalho social, moral, aprendizagem de saberes, sistemas e mundo da vida, linguagem e justificação, desqualificação social, subcidadania, entre outras.
Downloads
Referências
ARON, R. As etapas do pensamento sociológico. 2o ed. São Paulo: Martins Fontes / Editora Universidade de Brasília, 1987.
BETTINE, M. A Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas: bases conceituais. [s.l.] Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, 2021.
BOLTANSKI, L.; THÉVENOT, L. Sociologia da Capacidade Crítica. Sociologia da Capacidade Crítica, p. 359–377, 1999.
___. A Justificação: sobre as economias da grandeza. Traducao Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2020.
CARVALHO, J. M. DE. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
CASTRO, H. Vínculos de (Sub)Cidadania: um estudo de caso sobre os laços sociais de pessoas em situação de rua com as políticas públicas de Saúde e de Assistência Social em São Sebastião-DF. Brasília, DF: PPGSOL - Universidade de Brasília, 2023.
DURKHEIM, É. Da divisão social do trabalho. São Paulo, SP, Brasil: Martins Fontes, 2004.
HABERMAS, J. Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Brasiliense, 1976.
___. Teoria do agir comunicativo. 2: Sobre a crítica da razão funcionalista / Jürgen Habermas. Tradução: Flávio Beno Siebeneichler. Traducao Flávio Siebeneichler. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012a.
___. Teoria do agir comunicativo. 1: Racionalidade da ação e racionalização social / Jürgen Habermas. Tradução: Paulo Astor Soethe. Revisão técnica: Flávio Beno Siebeneichler. Tradução Paulo Soethe; Flávio Siebeneichler. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012b. v. I
IVO, A. B. L. Georg Simmel e a “sociologia da pobreza”. Caderno CRH, v. 21, p. 171–180, abr. 2008.
LUKES, S. Émile Durkheim: His life and work, a historical and critical study. Stanford: Stanford University Press, 1972.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política - Livro 1, o processo de produção do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
PAUGAM, S. (ED.). L’exclusion, l’état des savoirs. Paris: Editions de La Découverte, 1996.
___. (EDS.). Por uma sociologia da exclusão social: o debate com Serge Paugam. São Paulo: Educ, 1999.
___. A desqualificação social: ensaio sobre a nova pobreza. São Paulo: EDUC Cortez, 2003.
SIMMEL, G. Les Pauvres. Paris: Presses Universitaires de France-PUF, 1998.
SOUZA, J. A construção social da subcidadania: para uma sociologia política da modernidade periférica. 2a edição ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
SOUZA, J.; ÖELZE, B. Simmel e a modernidade. Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 2014.
TELLES, V. DA S. Pobreza e cidadania. 1a ed ed. São Paulo, SP, Brasil: Curso de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade de São Paulo: Editora 34, 2001.
VÉRAS, M. P. B. Prefácio à edição brasileira. In: A desqualificação social: ensaio sobre a nova pobreza. São Paulo: EDUC Cortez, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arquivos do CMD
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.