Trajetória individual na pesquisa na área da cultura
entre a comunicação social, as políticas públicas e a sociologia
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v10i1.51671Palavras-chave:
Circulação cultural e do conhecimento, Festivais de cinema, Trajetória intelectual, Cinema(s) Brasileiro(s)Resumo
Este é um texto autorreflexivo sobre como me constitui pesquisadora na área da sociologia da cultura. Disponho de memórias da trajetória profissional e acadêmica e sua interlocução com instituições e modos hegemônicos de construção do conhecimento para compreender o contexto político-social dos estudos da cultura nas primeiras décadas do século XXI no país. Aponto, especialmente, a importância das trocas intelectuais com integrantes do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD) para a construção de meu objeto de estudo circunscrito na circulação cultural e do conhecimento e seu desenvolvimento durante o doutorado. Por fim, o texto traz algumas notas sobre a circulação de realizadores/as e obras audiovisuais em festivais internacionais de cinema e seus desdobramentos na produção de significados de cinema(s) brasileiro(s), discutindo o contexto de emergência de novos/as realizadores/as a partir da experiência de circulação de filmes da produtora Filmes de Plástico na mostra Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes ao mesmo tempo que demonstra sentidos de permanência nos significados do cinema brasileiro ao abordar a experiência de circulação internacional do diretor Walter Salles vinculado à produtora Videofilmes.
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