Um carnaval com as escolas de samba em Manaus (AM)

Autores

  • Ricardo José Barbieri Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Taynah da Silva Pinheiro Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Escolas de Samba, Carnaval, Bairro, Cidade, Manaus

Resumo

Neste ensaio fotográfico acompanhamos o ciclo carnavalesco das escolas de samba de Manaus (AM) iniciado na conturbada apuração do carnaval de 2014, que terminou com todas as escolas declaradas campeãs, até o desfile do carnaval de 2015. Neste caminho buscamos ressaltar as particularidades das escolas de samba na cidade e acompanhar as redes de sociabilidade produzidas por seus componentes. A pesquisa organiza-se em três momentos, sendo o primeiro a abordagem das estratégias de identificação frente à cidade por parte de uma escola de samba em um bairro estigmatizado. Logo após, enfocamos o processo de reafirmação simbólica da escola de samba em um bairro socialmente valorizado. Finalmente chegamos ao desfile como momento apoteótico das agremiações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBIERI, R.J. Carnaval em Manaus(AM): a cidade e suas escolas de samba. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 2016.

BENCHIMOL, S. Amazônia: formação social e cultural. 3. ed. Manaus, AM: Valer Editora, 1999.

CAVALCANTI, M. L. V. DE C. Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile. 3a ed. [rev.] ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

CORDEIRO, G. Í. Um lugar na cidade: Quotidiano, memória e representação no bairro da Bica. 1. ed. Lisboa: Etnográfica Press, 1997.

FREIRE, J. R. DE B. Memorial: sintese da história de um bairro - Aparecida onde eu vivi. Manaus: Uirapuru, 2007.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 1988.

GONÇALVES, R. DE S. A dança nobre do carnaval. 1. ed. Rio de Janeiro: Aeroplando Editora, 2010.

LEOPOLDI, J. S. Escolas de samba, ritual e sociedade. 1. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.

OLIVEIRA, J. A. DE. Manaus de 1920-1967: a cidade doce e dura em excesso. 1. ed. Manaus, AM: Valer Editora : Cultura, Edições Governo do Estado : EDUA, 2003.

RODRIGUES, C. I. Vem do bairro do Jurunas: sociabilidade e construção de identidades em espaço urbano. 1. ed. Belém, Pará: NAEA, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, 2008.

SALES, D. É Tempo de Sambar - História do Carnaval de Manaus. Manaus: Nortemania, 2009.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

José Barbieri, R., & da Silva Pinheiro, T. (2023). Um carnaval com as escolas de samba em Manaus (AM). Arquivos Do CMD, 9(2), 239–282. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/CMD/article/view/47656