A cadeia produtiva do mangá

Autores

  • Rachel Goulart Berto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Mariza Costa Almeida Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v9i2.47652

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Indústria criativa, Cadeia produtiva

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever e analisar a cadeia produtiva do mangá, que são as histórias em quadrinhos japonesas. Sua elaboração foi baseada na leitura de publicações com temas relacionados ao mangá, ao setor editorial como um todo e às indústrias criativas. O mangá é o produto cultural mais importante da cultura pop japonesa, alimentando todo o resto de sua indústria criativa, e seu produto complementar principal é o anime, ou desenhos animados japoneses. A cadeia produtiva do mangá apresenta características comuns a outras indústrias do ramo, além de ser um exemplo de transmídia e cultura da convergência, sendo o último um conceito de Henry Jenkins. Uma das funções frequentemente atribuídas a Engenheiros de Produção é a gestão de cadeias produtivas, e no caso da gestão no ramo da indústria criativa, a habilitação em produção cultural se torna um elemento necessário para o entendimento de suas peculiaridades.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Goulart Berto, R., & Costa Almeida, M. (2023). A cadeia produtiva do mangá. Arquivos Do CMD, 9(2), 193–211. https://doi.org/10.26512/cmd.v9i2.47652