A cadeia produtiva do mangá
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v9i2.47652Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos, Indústria criativa, Cadeia produtivaResumo
O objetivo deste trabalho é descrever e analisar a cadeia produtiva do mangá, que são as histórias em quadrinhos japonesas. Sua elaboração foi baseada na leitura de publicações com temas relacionados ao mangá, ao setor editorial como um todo e às indústrias criativas. O mangá é o produto cultural mais importante da cultura pop japonesa, alimentando todo o resto de sua indústria criativa, e seu produto complementar principal é o anime, ou desenhos animados japoneses. A cadeia produtiva do mangá apresenta características comuns a outras indústrias do ramo, além de ser um exemplo de transmídia e cultura da convergência, sendo o último um conceito de Henry Jenkins. Uma das funções frequentemente atribuídas a Engenheiros de Produção é a gestão de cadeias produtivas, e no caso da gestão no ramo da indústria criativa, a habilitação em produção cultural se torna um elemento necessário para o entendimento de suas peculiaridades.
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