Proposta de estrutura de gerenciamento de projetos

um estudo de caso em um projeto cultural

Autores

  • Maria Cecília Beraldo Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Kívia Mota Nascimento Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Palavras-chave:

Gerenciamento de projetos, PMBoK, Scrum, Cultura

Resumo

No intuito de materializar a ação cultural e estimular a indústria do entretenimento, torna-se imprescindível o gerenciamento de projetos - um empreendimento que possui limitações de tempo, custo e recursos - para que haja uma boa gestão dos recursos disponíveis, seja em cenários escassos ou abundantes. Logo, a fim de gerenciar projetos com excelência, é possível destacar duas metodologias que auxiliam neste processo: o guia PMBoK® e o framework Scrum. Este trabalho buscou utilizar estas metodologias para analisar e propor práticas de gerenciamento de projetos na área da produção cultural, a fim de otimizar seus processos. Para isto, um festival internacional de música foi analisado através da identificação dos processos vigentes e dos pontos críticos.  Por fim, foi elaborada uma proposta de gerenciamento baseada em ambas metodologias. Esta proposta potencializa a obtenção de melhores resultados para o projeto estudado, principalmente através de uma melhor estruturação de seus processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Ilton Marchi de; SOUZA, Fernando Bernardi de. Estudo Conceitual da Aplicação Combinada dos Métodos Scrum e CCPM para Gerenciamento Flexível de Múltiplos Projetos. In: GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v.11, nº 4, p. 117-139, 2016.

BARRETO, Alexandre. O que é produção cultural. Disponível em: <http://produtorindependente.blogspot.com/2009/05/o-que-e-producao-cultural.html>. Acesso em 10 de abril de 2020.

CARVALHO, Luiza Lopes; SILVA, Carlos Eduardo Lopes da; BARROS, Carlos Frederico. Uma análise da indústria do entretenimento sob a ótica do desenvolvimento sustentável. In: IX SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA. Associação Educacional Dom Bosco. Resende, 2012.

GIRARDI, Benur; GONÇALVES, Heloisa; GIRARDI, Ângela Oliva. Reflexões Sobre a criação do curso de Engenharia de Produção Cultural e sua relevância social e econômica. In: XL CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. Associação Brasileira de Educação em Engenharia. Belém, 2012.

KRYKHTINE, Fábio; LOBATO, Flávio; COSTA, Ingor. M. Gerenciamento de projetos para o produtor cultural: Demandas atuais de técnicas e ferramentas. Monografia de Pós-Graduação MBA – Gerenciamento de Projetos, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2006.

OLIVEIRA, Alex Miranda. Desenvolvimento de uma metodologia de gestão de projetos baseada num modelo híbrido. Dissertação de mestrado para o Instituto Superior de Engenharia do Porto. Porto, 2020.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: guia PMBOK®. 6ª ed. Pennsylvania: Project Management Institute, 2017.

SALES, Bruna Augusto. Gestão de Projetos e comunicação: estudo com metodologias tradicionais e ágeis. Monografia de Especialização, Universidade Tecnológica do Paraná. Londrina, 2019.

SERRA, Rafael. Gestão Ágil de Projetos de Software Versus PMBOK. In: Revista De Ciências Exatas e Tecnologias, v. 7, n.7, p. 141-157, 2012.

SILVA, Monique Bezerra da. Engenharia do Entretenimento e Produção Cultural: Uma análise sobre as técnicas e ferramentas em gestão de projetos. Pós-graduação em Gestão de Projetos da Engenharia de Produção, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013.

SILVA, Renato Francischini da; MELO, Francisco Cristóvão Lourenço de. Modelos híbridos de gestão de projetos como estratégia na condução de soluções em cenários dinâmicos e competitivos. In: Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 12, n. 3, 2016.

TURRIONI, João Batista; MELLO, Carlos Henrique Pereira. Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção - Estratégias, Métodos e Técnicas para Condução de Pesquisas Quantitativas e Qualitativas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Itajubá. Itajubá, 2012.

VARGAS, Ricardo. Gerenciamento De Projetos: Estabelecendo Diferenciais Competitivos. 7ª Edição. Rio de janeiro: Brasport, 2009.

VILLAS-BOAS, Rosa et al. Organização e produção da cultura. Bahia: EDUFBA, 2005.

WATANUKI, Hugo Martinelli; NADAE, Jeniffer de; CARVALHO, Marly Monteiro; MORAES, Renato de Oliveira. Gestão de projetos internacionais: um estudo bibliométrico. In: Gestão & Produção, v. 21, n. 3, p. 660-675, 2014.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Beraldo, M. C., & Mota Nascimento, K. (2023). Proposta de estrutura de gerenciamento de projetos: um estudo de caso em um projeto cultural. Arquivos Do CMD, 9(2), 123–142. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/CMD/article/view/47647