Breve análise das políticas públicas emergenciais de cultura para o carnaval de rua do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v9i2.47645Palavras-chave:
Carnaval de rua, Políticas públicas, EditaisResumo
Esta pesquisa busca entender as estratégias adotadas para a permanência econômica e política dos blocos de rua e a ressignificação da luta por direitos no cenário pandêmico, analisando como o poder público incorporou os blocos nas políticas emergenciais da cultura e como os blocos de rua responderam a este cenário. Tendo como objeto de pesquisa as políticas públicas emergenciais pensadas para a cultura durante a pandemia da COVID-19, mais especificamente a “Lei Aldir Blanc” e os editais “Carnaval nas Redes” e “Cultura do Carnaval Carioca”, fazendo o recorte do município do Rio de Janeiro, buscar-se-á compreender como o poder público pensou o carnaval e a ausência dele. Também discutiremos a apropriação dessas oportunidades e a repercussão das ações dos blocos de rua da cidade do Rio de Janeiro, suas articulações políticas e a importância das manifestações deles como forma de permanência simbólica e política neste período.
Downloads
Referências
ALDIR BLANC - EDITAIS - INFORMAÇÕES. Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: http://cultura.rj.gov.br/lei-aldir-blanc-editais/. Acesso em: 23 de junho de 2021.
ANDRADE, B. Brasil pode ficar sem carnaval pela primeira vez ou a história pode se repetir? Estado de Minas. Disponível em https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2020/10/25/interna_nacional,1197995/brasil-pode-ficar-sem-carnaval-primeira-vez-historia-pode-repetir.shtml. Acesso em: 13 de abril de 2021.
BRASIL. Lei Aldir Blanc, Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020. Decreta liberação de verbas como fonte emergencial para a cultura enquanto houver pandemia. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 30 de junho de 2020.
FOMENTO ÀS ARTES. Lei emergencial cultural Aldir Blanc - Prefeitura do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/web/lei-aldir-blanc/fomento-as-artes#titulo. Acesso em: 23 de junho de 2021.
FRYDBERG, M. B.. Deixa eu brincar de ser feliz? A articulação entre festa e música nos blocos de carnaval de rua na cidade do Rio de Janeiro. TEXTOS ESCOLHIDOS DE CULTURA E ARTE POPULARES (IMPRESSO), v. 14, p. 159-172, 2017a.
FRYDBERG, M. B.. Novos agentes e novas configurações no carnaval dos blocos de rua na cidade do Rio de Janeiro. PONTO URBE, v. 20, p. 01, 2017b.
FRYDBERG, M. B. A maioria dos blocos trabalham bloco como produto sim: uma análise do carnaval de rua do Rio de Janeiro através das suas práticas empreendedoras e seus múltiplos significados. POLÍTICAS CULTURAIS EM REVISTA, v. 9, p. 605-625, 2017c.
FRYDBERG, M. B.. Os processos de (re)tradicionalização e patrimonialização no carnaval dos blocos de rua no Rio de Janeiro. In: PRAGMATIZES- REVISTA LATINO AMERICANA DE ESTUDOS EM CULTURA, v. VII, 2018, p. 161-176.
FRYDBERG, M. B.; FERREIRA, A. C. V. M. V. ; DIAS, E. C. Ocupamos as ruas com estandartes, confetes e serpentinas mostrando que o Rio é nosso: O carnaval dos blocos de rua como espaço de luta política pelo direito à cidade. In: PONTO URBE, v. 27, 2020, p. 01-12.
RIO DE JANEIRO (RJ). Edital de chamada emergencial de premiação Nº02/2021. [Bloco nas redes]. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Rio de Janeiro, 26 de abril de 2021.
RIO DE JANEIRO (RJ). Edital de seleção SMC Nº 02/2021. [Cultura do carnaval carioca]. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Rio de Janeiro, 18 de maio 2021.
PREFEITURA do Rio lança editais da lei Aldir Blanc. Prefeitura do Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://prefeitura.rio/cultura/prefeitura-do-rio-lanca-editais-da-lei-aldir-blanc/. Acesso em: 24 de junho de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arquivos do CMD
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.