Autoria e pensamento cinematográfico brasileiro em Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v9i1.44413Resumo
Este artigo pretende investigar as bases sócio-históricas do cinema moderno brasileiro para entender a constituição de uma matriz de pensamento cinematográfico no Brasil. Para isso, o filme Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha, será tomado como objeto de análise para explorar as seguintes questões: Que tipo de noção de autoria se inscreve nesse filme? Como esse cineasta pode ser o responsável por um trabalho de conversão coletiva nos modos de percepção e compreensão acerca do tipo de cinema produzido no país? Tendo essas questões iniciais como ponto de partida, esse trabalho visa compreender como Terra em Transe (1967) é capaz de inscrever ideias, interpretações, teses e um pensamento social sobre o Brasil.
Palavras-chaves: Terra em Transe, Glauber Rocha, autoria, pensamento social brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Arquivos do CMD
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.