Autoria e pensamento cinematográfico brasileiro em Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha

Autores

  • Artur Guimarães Dias Pimentel a:1:{s:5:"pt_BR";s:25:"Universidade de Brasília";}

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v9i1.44413

Resumo

Este artigo pretende investigar as bases sócio-históricas do cinema moderno brasileiro para entender a constituição de uma matriz de pensamento cinematográfico no Brasil. Para isso, o filme Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha, será tomado como objeto de análise para explorar as seguintes questões: Que tipo de noção de autoria se inscreve nesse filme? Como esse cineasta pode ser o responsável por um trabalho de conversão coletiva nos modos de percepção e compreensão acerca do tipo de cinema produzido no país? Tendo essas questões iniciais como ponto de partida, esse trabalho visa compreender como Terra em Transe (1967) é capaz de inscrever ideias, interpretações, teses e um pensamento social sobre o Brasil.

Palavras-chaves: Terra em Transe, Glauber Rocha, autoria, pensamento social brasileiro. 

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Guimarães Dias Pimentel, A. (2022). Autoria e pensamento cinematográfico brasileiro em Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha. Arquivos Do CMD, 9(1), 180–206. https://doi.org/10.26512/cmd.v9i1.44413