“Carnaval... É Boi Beleza!”
Relatos, Reflexões, Ritualizações e Carnavalizações dos Desfiles de Escola de Samba em uma Saga Digital
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v8i2.41919Palavras-chave:
Escolas de samba, carnaval, pandemia, ritual, streamingResumo
Com a impossibilidade da realização dos desfiles das escolas de samba devido à pandemia da Covid-19, idealizadores do canal “Boi com Abóbora” criaram o Carnaval “Boi Beleza”, na plataforma YouTube. A iniciativa produziu uma competição virtual utilizando imagens de desfiles antigos das doze agremiações do Grupo Especial carioca, na ordem em que se apresentariam em 2021. Os relatos das experiências vividas por alguns dos organizadores da disputa propõem reflexões sobre transmissões alternativas por streaming diante da ausência dos desfiles em tempos pandêmicos. Ao acionar a memória afetiva do chamado “mundo do samba”,
foi proposto um jogo junto à audiência para a reprodução de ritos e performances que fazem parte do ciclo anual dos desfiles. Por meio da intenção de ruptura do tempo e do espaço, o Carnaval Boi Beleza buscou reconstituir, de forma colaborativa, as emoções do “ao vivo”, utilizando-se de imagens e acontecimentos do passado, deslocando-as para o tempo presente.
Downloads
Referências
BAKTHIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Editora Hucitec, 2010. 7. ed.
BÁRTOLO, L.; SOUSA, J. G. M. M. de. Notas sobre as escolas de samba e a pandemia do novo Coronavírus. Cadernos De Campo (São Paulo – 1991), 29 (supl), 194-203. (2020).
BONFIM, Evandro de Sousa. “Só Momo expulsa o Crivella das pessoas”: Críticas não-verbais e carnavalescas à Prefeitura do Rio de Janeiro. Policromias. Vol. 4, n. 1, 2019.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval Carioca: dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
CHAGAS, Eduardo Wagner Nunes. O mastro do santo e a santidade do mastro. Anais ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisas e Pós-graduações em Artes Cênicas). v. 19, n. 1 (2018).
FARIAS, Edson; RIBEIRO, Ana Paula Alves; PORFIRO, André Luiz. Você! Viu um carro alegórico, aí?: em busca das mediações socioculturais de um artefato artístico. Dossiê Arte do Carnaval. Arquivos do CMD, Volume 6, N.1. Jul/Dez 2017.
LUPINACCI, Ludmila. Media, Culture & Society 2021, Vol. 43(2) 273–290.
MARVIN, C. When old technologies were new. Thinking about electric communication in the late nineteenth century. New York, Oxford: Oxford University Press, 1988.
MENEZES, Renata de Castro. (2020). Caos, crise e a etnografia das escolas de samba do Rio de Janeiro. Hawò, v. 1, p. 63885-38.
SANTA BRÍGIDA, Miguel. O maior espetáculo da Terra: o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro como cena contemporânea na Sapucaí. 2006. 255 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.
SOARES, Eduardo Oliveira. Carros alegóricos em silenciosas, efêmeras e cíclicas paisagens: narrativas fotográficas de um fragmento do carnaval nas ruas cariocas. InterFACES ––Rio de Janeiro, nº 29 – vol. 1 – JANEIRO-JUNHO/2019.
STOREY, John. Teoria cultural e cultura popular: uma introdução. São Paulo: Editora Sesc, 2015.
TESI, Rômulo. Quem Quiser Contar a História do ano sem desfiles terá que pesquisar as lives do Carnaval na Pandemia. Band/Setor 1, 2021. Disponível em
https://setor1.band.uol.com.br/quem-quiser-contar-a-historia-do-ano-sem-desfiles-tera-que-pesquisar-as-lives-de-carnaval-da-pandemia/ Acesso em 10 de abril de 2021.
TURNER, Victor W. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Trad. Nancy Campi de Castro. Petrópolis: Vozes, 1974.
__________________. Do ritual ao teatro: a seriedade humana de brincar. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Arquivos do CMD
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.