Amores aos Montes:
amor e consumo na sociedade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v8i2.41885Palavras-chave:
amor, consumo, sociedade, teatro, produtos culturaisResumo
Este artigo realiza uma reflexão sobre o amor romântico na sociedade ocidental contemporânea, tendo em vista questões que se referem ao amor, ao consumo, suas significações e implicações. São analisados valores e práticas sociais que influenciam na
maneira como são estabelecidas as relações de amor, suas expectativas e desfechos possíveis. Por meio da análise dos atos de um espetáculo de rua produzido pelo grupo Teatro Por Que Não? de Santa Maria (RS), dividida em quatro atos, objetiva-se refletir acerca de como amor e consumo se intercruzam na sociedade contemporânea e quais as implicações destas dinâmicas.
Downloads
Referências
ABINPET. Informações gerais do setor. 2020. Disponível em: http://abinpet.org.br/infos_gerais/#:~:text=S%C3%A3o%2054%2C2%20milh%C3%B5es%20de,nosso%20setor%20na%20economia%
brasileira. Acesso em: 24 dez. 2020.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ARIES, Philippe. A família e a cidade. In: FIGUEIRA, Sérvulo Augusto; VELHO, Gilberto. Família, psicologia e sociedade. Rio de Janeiro: Campus, 1981, p.13-34.
BARBOSA, Livia; CAMPBELL, Colin. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas In: CAMPBELL, Colin; BARBOSA, Livia. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 21-46.
BADINTER, Elizabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulações. Lisboa: Relógio d'Água, 1991.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BERGAMO, Bruna. Entrevistamos Felipe Martinez do Teatro Por Que Não?. Boca Jornalismo. Disponível em: https://www.bocajornalismo.com/single-post/2018/08/23/entrevistamos-felipe-martinez-do-teatro-
-por-que-nao. Acesso em: 6 jan 2021.
BONAVITTA, El amor en los tiempos de Tinder. Cultura y Representaciones Sociales, v. 10, n. 19, p. 197-210, 2015.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
COSTA, Sérgio. Amores fáceis: Romantismo e consumo na modernidade tardia. Novos Estudos - CEBRAP, n. 73, p. 111-124, 2005.
DUMONT, Louis. O individualismo. Uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Rio de Janeiro: Rocco, 1985.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. – São Paulo: Editora UNESP, 1991.
HOBSBAWN, Eric. Nações e nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
ILLOUZ, Eva. Intimidades congeladas: las emociones en el capitalismo. Madrid: Katz Editores, 2007.
ILLOUZ, Eva. Emotions, imaginations and consumption. A new research agenda. Journal of Consumer Culture. v. 9, n. 3, p. 377–413, 2009.
ILLOUZ, Eva. O amor nos tempos do capitalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
KESSLER, Cláudia S. Novas formas de relacionamento: fim do amor romântico ou um novo amor-consumo? Sociedade e Cultura, v. 16, n. 2, p. 363-374, 2013.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
LUHMANN, Niklas. O amor como paixão. Lisboa: Difel, 1991.
MAUSS, Marcel. A expressão obrigatória dos sentimentos. In: CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto (org). Marcel Mauss - Antropologia. São Paulo: Ática, 1979. p.147-153.
MONEGO, Bruna Gomes; TEODORO, Maycoln Leoni M. A teoria triangular do amor de Sternberg e o modelo dos cinco grandes fatores. Psico-USF (Impr.), Itatiba, v. 16, n. 1, p. 97-105, 2011.
ORTNER, Sherry. Dark anthropology and its others: Theory since the eighties. Journal of Ethnographic Theory: HAU, v. 6, n. 1, p. 47-73, 2016.
PRADO, Adélia. Corridinho. Tudo é poema. 14 out 2017. Disponível em: https://www.tudoepoema.com.br/ adelia-prado-corridinho/. Acesso: 6 jan 2021.
PRECIADO, Beatriz. Testo Yonqui. Madrid: Espasa Calpe, 2008.
REZENDE, Claudia Barcellos; COELHO, Maria Claudia. Antropologia das emoções. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2010.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal [2003]. Geledés. 8 fev. 2018. Disponível em: https://farofafilosofica.com/2018/01/21/milton-santos-12-livros-em-pdf-para--download/. Acesso: 17 dez. 2020.
SIMMEL, Georg. Filosofia do amor. São Paulo: Martins Fontes, 1993. In: SOUZA, Jessé; ÖELZE, Berthold. Simmel e a modernidade. Brasília: UnB. 1998. p. 23-40.
SIMMEL, Georg. O dinheiro na cultura moderna (1896). In: SOUZA, Jessé; ÖELZE, Berthold. Simmel e a modernidade. Brasília: UnB, 1998, p. 23-40.
SMITH, Anthony. The ethnic origins of nations. Oxford: Blackwell Publishers, 1986.
STERNBERG, R. J. A triangular theory of love. Psychological Review, v. 93, p. 119-135, 1986.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo; BENZAQUEM DE ARAÚJO, Ricardo. Romeu e Julieta e a origem do Estado, In: VELHO, Gilberto. Arte e Sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro, Zahar Editores, p. 130-169, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Arquivos do CMD
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.