O setor de eventos e a importância da formação profissional
a percepção dos estudantes do curso técnico integrado em Eventos do IFRN (campus Canguaretama).
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v8i1.34129Palavras-chave:
Eventos, Turismo, Formação Profissional, Discentes, IFRNResumo
O artigo descreve as ações efetuadas no projeto de pesquisa "O setor de eventos e a importância da formação profissional: A percepção dos estudantes do curso técnico integrado em Eventos do IFRN (Campus Canguaretama)", desenvolvido por pesquisadores do IFRN. O projeto visou analisar se o futuro egresso do Curso Técnico Integrado em Eventos, reconhece a importância de sua formação profissional para o setor de eventos no estado do Rio Grande do Norte. A amostra do estudo foram os alunos do curso técnico em Eventos do 2° e 3° ano de 2018, do IFRN- Campus Canguaretama, com 52 respondentes, e a coleta de dados ocorreu por meio de questionário com 15 perguntas objetivas. Conclui-se que as metas destinadas a pesquisa juntamente com seu objetivo foram alcançadas, visto que foram analisadas as respostas dos participantes fato que colaborou para a publicação dos resultados em eventos técnico-científicos, estes, possibilitaram novas perspectivas ao estudo.
Downloads
Referências
ABEOC; SEBRAE. II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil -2013. Disponível em: http://www.abeoc.org.br/wp-content/uploads/2014/10/II-dimensionamento-setor-eventos-abeoc-sebrae-171014.pdf. Acesso em 26 de março de 2018.
ALBUQUERQUE, S. S. Turismo de Eventos: a importância dos eventos para o desenvolvimento do turismo. Brasília/DF: Universidade de Brasília Centro de Excelência em Turismo, maio 2004.
ALMEIDA, A. J. e ALVES, N. A formação profissional nas empresas portuguesas: entre a tradição e os desafios da competitividade. Actas do II Simpósio Nacional Formação e Desenvolvimento Organizacional. Lisboa: ISCTE-IUL, pp.121-136. 2011.
ALMEIDA, É.; SOARES, C. Cursos de turismo: quantidade x qualidade. O caso de Salvador/ Bahia. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil. [S.I.] Vol. 6, N° 1, 2006.
ANDRADE, R.; BRENOL. O mercado de eventos. 4 ed. Caxias do Sul: Educs, 2013.
BRITTO, J.; FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.
CATRAMBY, T.; COSTA, S. Qualificação Profissional em Turismo como Fator de Competitividade do Setor. [S.I.] Vol. 4, N° 3, 2004.
GHILARDI, R. Formação profissional em educação física: A relação teoria e prática. Motriz, Vol.4, N°1, 1998.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Resolução CONSUP n°41/2015, de 20 de novembro de 2015. Autoriza a criação do Curso Técnico de Nível Médio em Eventos, na forma integrada e na modalidade presencial, no âmbito deste Instituto Federal, e seu funcionamento no Campus Canguaretama. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/ensino/cursos/cursos-tecnicos-de-nivel-medio/tecnico-integrado/tecnico-em-eventos/view. Acesso em: 13 mar. 2020.
MAIA, S.H.V. Potencialidades e desafios para a formação do profissional de eventos no mercado brasileiro. Dossiê, Vol. 2, N° 1, 2013.
MATIAS, M. Organização de eventos: procedimentos e técnicas. 6ª ed. São Paulo: Manole, 2013.
PAZINI, R.; BRAGA, D.; GÂNDARA.J.M.G. A importância do guia de turismo na experiência turística: da teoria à prática das agências de receptivo de Curitiba-PR. Caderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, Vol.17, N°2, 2017.
ROCHA-VIDIGAL, C.; VIDIGAL, V. Investimento na qualificação profissional: uma abordagem econômica sobre sua importância. Maringá, v. 34, n. 1, p. 41-48, Jan-June, 2012.
SOARES, M. O mercado profissional do turismo e os egressos do curso técnico em eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/campus Belém. Brasília, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Arquivos do CMD
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.