Processo de Atribuição de Valor Turístico ao Patrimônio:

uma análise através da memória da Política Nacional de Turismo

Autores

  • Maria Amália Silva Alves de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v8i1.31579

Palavras-chave:

Turismo, patrimônio, memória, EMBRATUR

Resumo

O patrimônio tem sido adjetivado no intuito de particularizar definições, pertencimentos e apropriações. O presente trabalho busca explorar desdobramentos do adjetivo “turístico” ao patrimônio através da utilização da memória, da construção de identidades e de “projetos de nação”. A reflexão foi construída a partir dos resultados de um projeto de pesquisa envolvendo memória, patrimônio e turismo no contexto da Política Nacional de Turismo. O artigo está dividido em duas sessões, sendo que a primeira “Identidade e turismo: a trajetória da preservação do patrimônio” apresenta a trajetória desta noção relacionando-a aos conceitos de memória, identidade e turismo e a segunda sessão intitulada “Atribuição de valor: adjetivando o patrimônio enquanto turístico” argumenta com base da teoria de regimes de valor como foi selecionado e difundido pelo e para o Turismo um conjunto de bens, cujo valor simbólico representa a própria Nação Brasileira. Em termos metodológicos, o artigo é sustentado pela pesquisa de “gabinete” e trabalho de campo composto por entrevistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR. Leila Biachi. Estado, Turismo, Cultura e Desenvolvimento: organização empresarial e a construção do consenso sobre a importância do turismo para o Brasil (1966-1988). Anais do VI Simpósio Nacional Estado e Poder: Cultura. Universidade de Sergipe. Outubro de 2010.

Disponível em: <http://www.historia.uff.br/estadoepoder/6snepc/gt1/gt1-leila.pdf> Acesso: 08 novembro 2015.

ALFONSO. Louise Prado. EMBRATUR: Formadora de imagens da nação brasileira. Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. 2006.

ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo, Ática, 1989.

APPADURAI, Arjun. “Introdução: Mercadorias e a política de valor”. In APPADURAI, Arjun (Org.): A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói (RJ): Editora da Universidade Federal Fluminense, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIA DE VIAGENS. ABAV 1953 – 2003: 50 Anos de História, Lutas e Vitórias. Edição Própria publicada em comemoração aos 50 anos da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV. (2004).

AZEVEDO, Paulo Ormindo. “PCH: a preservação do patrimônio cultural e natural como política regional e urbana”. Revista Anais do Museu Paulista, v.24 n.1. janeiro/abril, 2016.

BRASIL. Decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937. Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Rio de Janeiro/Capital Federal, 1937.

CASTRO, Celso. “Narrativas e imagens do turismo no Rio de Janeiro”. In:VELHO, Gilberto (Org.): Antropologia Urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro (RJ): Jorge Zahar, 1999.

CASTRO, Celso. “Destino: Cidade Maravilhosa”. In: CASTRO, Celso; GUIMARÃES, Valéria Lima & MAGALHÃES, Aline Montenegro (Org.): História do Turismo no Brasil. Rio de Janeiro (RJ): Editora FGV, 2013.

CORRÊA, Sandra Rafaela Magalhães. O Programa de Cidades Históricas (PCH): por uma política integrada de preservação do patrimônio cultural – 1973/1979. Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UNB), 2012.

FERNANDES, José Ricardo Oriá. Muito antes do SPHAN: a política de patrimônio histórico no Brasil (1838-1937). Anais Seminário Internacional de Políticas Culturais: teorias e práxis, 2010.

FONSECA, Maria Cecília Londres. O Patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro, UFRJ/MinC-IPHAN, 2005.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. “A fome e o paladar: a antropologia nativa de Luis da Câmara Cascudo”. Revista Estudos Históricos, vol.1 n.33, 2004.

HOBSBAWM, Eric. “Etnia e Nacionalismo na Europa de Hoje”. In: HOBSBAWM, Eric (Org.). A era das revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra, 1977. LEAL, Claudia Feierabend Baeta. As missões da Unesco no Brasil: Michel Parent. Rio de Janeiro, IPHAN/Copedoc, 2008

PEREIRA, Júlia Wagner. O tombamento. De instrumento a processo na construção de narrativas da nação. Dissertação apresentada ao Programa de Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

PINHEIRO, Maria Lucia Bressan. “Origens da Noção de Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil”. Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo do PPGAU, vol.2 n.3, 2006

SEM AUTOR. “Suplemento Especial para reunião da Unesco”. Revista Planejamento & Desenvolvimento – SEPLAN, s/vol, s/nº, 1977.

SILVEIRA, Joaquim Xavier da. Turismo: Prioridade Nacional. Rio de Janeiro, Editora Record, Sem data.

Downloads

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Silva Alves de Oliveira, M. A. (2021). Processo de Atribuição de Valor Turístico ao Patrimônio: : uma análise através da memória da Política Nacional de Turismo. Arquivos Do CMD, 8(1), 157–180. https://doi.org/10.26512/cmd.v8i1.31579