O cômico na performance artística de Ney Matogrosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v8i2.31149

Palavras-chave:

Ney Matogrosso, performance artística, gênero, sexualidades, humor

Resumo

O artigo aborda a comicidade na performance do cantor Ney Matogrosso, em especial em uma de suas músicas de maior sucesso, Homem com H (autoria de Antônio de Barros, composta nos anos 1970). Desenvolvem-se reflexões sobre como a performance artística em questão pode provocar uma inquietação crítica quanto aos padrões sociais de gênero e da heteronormatividade através do humor, mobilizando uma disputa simbólica e se tornando uma referência à memória cultural de grupos LGBTs no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam. Juventudes e Sexualidades. Brasília: UNESCO, 2004.

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Martin Claret, 2005.

ARTAUD, Antonin: Teatro e seu duplo (o):2: ed: São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BASTIDE, Roger. A Propósito da Poesia como Método Sociológico In:Queiroz, Maria Isaura. Roger Bastide. Coleção Grandes Cientistas Sociais. Editora Ática. São Paulo, 1983.

BERGSON, Henri, O riso : ensaio sobre a significação da comicidade, São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BRAGA, Maria Lúcia de Santana. A Recepção do Pensamento de Roger Bastide no Brasil. Sociedade e Estado, Brasília , v. 15, n. 2, p. 331-360, Dec. 2000.

BUTLER, Judith: Problemas de Gênero: feminismo e subverşo da identidade: Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2003.

CONVERSA COM BIAL. Ney Matogrosso. Maio de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mfmvcIn2vt4. Acessado em dezembro de 2019.

CORREIO 24 HORAS. Dois LPs dos Secos & Molhados São Restaurados e Voltam à s Lojas. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dois-lps-dos-secos-molhados-sao-restaurados-e-voltam-as-lojas/ Acessado em março de 2020.

DAWSEY, John: Victor Turner e Antropologia da Experiência. In: Cadernos de Campo n:13 163-176, 2005.

FREUD, S. O Humor. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas. Rio de Janeiro: Imago, 1980.

FOLHA DE SÃO PAULO. O Deboche e a Ironia do Aventureiro. Acontece. 1984.

GODOI, Rodolfo. A Regulação da Sexualidade e da Identidade de Gênero através do Riso: as piadas nas escolas: 2013. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)””Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

GODOI, Rodolfo. Ney Matogrosso: liberação sexual , performance artística e disputas simbólicas. Dissertação (Mestrado em Sociologia)””Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

HOBBES, Thomas. A Natureza Humana Lisboa : Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1983.

KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade do Juízo. Rio de Janeiro : Forense Universitária, 2012.

KIRSHENBLATT-GIMBLETT, Bárbara. Performance Studies. In: The Performance Studies Reader. London: Routledge, 2007.

QUEIROZ, Maria Isaura. Roger Bastide. Coleção Grandes Cientistas Sociais. Editora Ática. São Paulo, 1983.

SAFATLE, Vladimir: O Circuito dos Afetos: Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo: São Paulo: Cosac Naify, 1 edição, 2015.

SCHERCHNER, Richard. Essays on Performance Theory 1970-1976. New York: Drama Book Specialists, 1977.

SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo como Vontade e Representação. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

SEVERIANO, Jairo e HOMEM DE MELO, Zuza. A Canção no Tempo (vol.2). São Paulo, SP: Editora 34, 2006.

SILVA, Rubens Alvens: Entre ‘Artes’ e ‘Diências’: A Noço de Performance e Drama no Campos das Ciências Sociais: In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n: 24, p: 35-65, jul a dez, 2005.

SILVA, Aguinaldo. Primeira Carta aos Andróginos. Rio de Janeiro, Pallas, 1975

SONTAG, Susan: Notas sobre Camp: In: Contra a interpretação. Porto Alegre: L&PM, 1987

SUASSUNA, Ariano, Iniciação à Estética, Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2011.

TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: 8: ed: Rio de Janeiro; São Paulo: Record 2011.

TURNER, Victor Witter. O Processo Ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis, RJ: Vozes, 1974

_____, Victor Witter. From Ritual to Theater: The Human Seriousness of Play. New York: PAJ Publications. 1982.

_____, Victor Witter: Liminal ao Liminóide: em brincadeira, fluxo e ritual. Um ensaio de simbologia comparativa: In: Mediações, Londrina, v:17 n:2 p:214-257, JulaDez, 2012.

VAZ, Denise: Ney Matogrosso: Um cara meio estranho. Rio de Janeiro: Editora Rio Fundo, 1992.

WEBER, Max: Ensaios de Sociologia. 5: ed: Rio de Janeiro: LTC, 2013.

YOUTUBE. Secos e Molhados - Maracananzinho. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NKCrYCObq1E Acessado em março de 2020.

Downloads

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Godoi, R. (2020). O cômico na performance artística de Ney Matogrosso. Arquivos Do CMD, 7(2), 12–26. https://doi.org/10.26512/cmd.v8i2.31149