Drama, performance e experiência

o desfile de Carnaval do maracatu Nação Iracema

Autores

  • Danielle Maia Cruz

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v5i2.22008

Palavras-chave:

CARNAVAL, DRAMA, MARACATU, PERFORMANCE

Resumo

Este artigo interpreta o desfile carnavalesco dos maracatus, na cidade de Fortaleza, a partir das noções de drama, performance e experiência formuladas por Victor Turner e Richard Schechner. Dentre as agremiações, tomará para análise especialmente o Nação Iracema. Parte-se do entendimento do Carnaval como drama social e drama estético, compreendendo a vida como espelho da arte, em que indivíduos, por meio de performancesmúltiplas, vivenciam experiências, dramatizam questões da vida social e evidenciam tensões em torno de elementos performáticos centrais no maracatu cearense. No plano teórico, o artigo visa contribuir no campo de estudos da performance e dos rituais, problematizando a oposição entre indivíduo e sociedade que marca a produção clássica no campo de análise dos rituais.  Foca-se no modo como os performers do Nação Iracema se constituem enquanto sujeitos, apreendendo a relação dos mesmos com a audência e o amplo repertório cênico mobilizado para a apresentação carnavalesca. 

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Publicado

2019-01-16

Como Citar

Cruz, D. M. (2019). Drama, performance e experiência: o desfile de Carnaval do maracatu Nação Iracema. Arquivos Do CMD, 5(2). https://doi.org/10.26512/cmd.v5i2.22008

Edição

Seção

Artigos de Dossiê