A PESQUISA NO ENCONTRO DA VIOLÊNCIA: AGRONEGÓCIO E MORTE NO ESTADO DO CEARÁ

Conteúdo do artigo principal

Juscelino Eudâmidas BEZERRA

Resumo

Diante de mais uma morte na região do Baixo Jaguaribe, Estado do Ceará ficamos perplexos em perceber como a violência no campo chega até nós pesquisadores como um dado concreto, prático, nocivo e amargo. Tal fato fere os limites da reflexão e alimenta a necessidade de buscarmos uma “nova” proposta de intervenção política frente ao avanço dos conflitos sociais e a fragilidade dos trabalhadores e movimentos sociais envolvidos na linha de frente em oposição ao modelo do agronegócio. A morte de Zé Maria na comunidade do Tomé, município de Limoeiro do Norte, traz novamente a discussão sobre a violência propiciada pela expansão do agronegócio. Quando atestamos que em nossa “breve” experiência de pesquisa no Baixo Jaguaribe, o assassinato de Zé Maria configura-se como o terceiro caso de morte entre pessoas com quem tivemos a oportunidade de dividir momentos de indignação, reflexão e aprendizagem, nos damos conta do desafio e da importância de mantermos a luta e a esperança diante da necessidade urgente em propor outro modelo de sociedade.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BEZERRA, J. E. (2010). A PESQUISA NO ENCONTRO DA VIOLÊNCIA: : AGRONEGÓCIO E MORTE NO ESTADO DO CEARÁ. BOLETIM DATALUTA, 3(30). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/54910
Seção
Artigos

Referências

Não há.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)