OS SEIS PRINCIPAIS MOVIMENTOS DE LUTA PELA TERRA NO BRASIL A CPT COMO MOVIMENTO SOCIOTERRITORIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo destacamos uma forma de atuação da CPT. Predominantemente ela atua como movimento socioespacial apoiando os movimentos camponeses na luta pela terra. Inclusive a CPT é considerada “mãe” de um dos mais importantes movimentos camponeses do Brasil: o MST. Outra forma de atuação da CPT é como movimento socioterritorial em alguns estados do Nordeste, como comprovam os estudos de Mitidiero, 2008 e Rosa, 2009. No Nordeste, muitas famílias se organizam na CPT para lutar pela
terra, participando do processo de territorialização da luta pela terra/território, como pode ser observado no mapa a seguir, em que a CPT é o quarto movimento socioterritorial com o maior número de famílias em ocupações. Com este artigo queremos contribuir com as discussões referentes à questão agrária e colaborar com a ciência geográfica ao propormos o conceito de movimento socioterritorial. Continuaremos realizando estudos mais profundos sobre esses movimentos produtores de espaços e territórios onde os sujeitos, dos diversos movimentos, realizam suas ações (SOUZA, 2009).
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
FERNANDES, Bernardo Mançano. O todo é a parte e a parte é o todo: a interação sujeito-espaço. In: Revista de Geografia da UNESP, n. 10, p. 31-38, 1991.
MITIDIERO JÚNIOR, Marco Antonio. A ação territorial de uma Igreja Radical: Teologia da Libertação, luta pela terra e atuação da Comissão Pastoral da Terra no Estado da Paraíba, 2008. Tese (Doutorado) Geografia, Universidade de São Paulo.
ROSA, Marcelo. A “forma movimento” como modelo contemporâneo de ação coletiva rural no Brasil. In História Social do Campesinato: Lutas camponesas contemporâneas: condições, dilemas e conquistas, tomo 5, v. 2. São Paulo: Editora da Unesp, 2009, no prelo.
SOUZA, Elenira de Jesus. DATALUTA – Banco de Dados da Luta pela Terra: atualização do cadastro dos movimentos socioterritoriais para o ano de 2007. 2009. 96 pp. Relatório (Iniciação científica – CNPq).
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente.