ESTRANGEIRIZAÇÃO DE TERRAS POR MEIO DA COMPRA NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL ALGUMAS REFLEXÕES

Conteúdo do artigo principal

Lara Cardoso DALPERIO

Resumo

Este trabalho é parte das discussões da dissertação de mestrado da referida autora intitulada “Desterritorialização e Resistências Indígena e Camponesa no Processo Recente da Estrangeirização de Terras no Mato Grosso do Sul”, que tem como objetivo analisar este processo e os impactos aos camponeses e indígenas: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Guarani-Kaiowa. Assim, apresentaremos parte dos resultados sistematizados obtidos até o momento da pesquisa. A estrangeirização de terras compreende tanto a compra, o arrendamento e a concessão de uso de territórios para a produção de biocombustiveis, commodities, alimentos, minério, compra de terras para reserva de valor e vastas extensões de florestas. Este processo está atrelado a especulação de terras na escala global, principalmente após a crise de 2007/2008, que acarretou na sua intensificação e consequentemente acirrou as disputas territoriais nos locais atingidos.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DALPERIO, L. C. (2015). ESTRANGEIRIZAÇÃO DE TERRAS POR MEIO DA COMPRA NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL: ALGUMAS REFLEXÕES. BOLETIM DATALUTA, 8(94). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53779
Seção
Artigos

Referências

AREZKI, Rabah; DEININGER, Klaus; SELOD, Harris. La fiebre mundial por la tierra. Finanzas & Desarrollo: Fondo Monetario Internacional y del Banco Mundial, 2012. Disponível em: <http://www.imf.org/external/pubs/ft/fandd/spa/2012/03/pdf/arezki.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2015.

DATALUTA – Banco de Dados da Luta pela Terra, 2015.

FERNANDES, Bernardo Mançano, Estrangeirização de terras na nova conjuntura da questão agrária. Caderno Conflitos no Campo Brasil 2010. Goiânia: Comissão Pastoral da Terra, 2011.

______; WELCH, Cliff Andrew. Campesinato e agronegócio da laranja nos EUA e Brasil. In: FERNANDES, Bernardo Mançano. Campesinato e agronegócio na América Latina: a questão agrária atual.

LEAL, Stella Tosta. A Expansão da Cultura da Cana-de-Açúcar e de Usinas Canavieiras na Microrregião de Paranaíba Mato Grosso do Sul. 2013. 57 f. Dissertação (Mestre em Agronomia) -Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual paulista, Ilha Solteira, 2013.

SAUER, Sérgio. Demanda mundial por terras: “land grabbing” ou oportunidade de negócios no Brasil?. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, vol.4, No 1/ 2010.

SAUER, Sérgio; LEITE, Sergio Pereira. Dinâmica fundiária e apropriação de terra por estrangeiros no Brasil. 2011. Disponível em: < http://mstemdados.org/ >. Acesso em: 24 ago. 2015.