O PROJETO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA EMEIEF “ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES”, MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS – ES - 2010 A 2019: CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE RESISTÊNCIA E FORTALECIMENTO DO TERRITÓRIO CAMPONÊS

Conteúdo do artigo principal

Arlonio CAMPOS

Resumo

De acordo com Kolling et al (2012), entrar/estar na Terra é apenas uma etapa do processo de Reforma Agrária, para seu desenvolvimento e permanência, outras políticas fazem-se necessário neste conjunto e entre elas a Educação. Por entenderem que, apenas a conquista da Terra não garante continuidade no processo de construção, nem de permanência da população no campo. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar e compreender como a Educação do Campo e a experiência pedagógica desenvolvida na EMEIEF “Assentamento Zumbi dos Palmares”, no período de 2010 a 2019, contribuiu para o processo de resistência e fortalecimento do território camponês.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CAMPOS, A. (2021). O PROJETO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA EMEIEF “ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES”, MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS – ES - 2010 A 2019: : CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE RESISTÊNCIA E FORTALECIMENTO DO TERRITÓRIO CAMPONÊS. BOLETIM DATALUTA, 14(162). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53156
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Arlonio CAMPOS, Universidade Estadual Paulista - (UNESP)

Mestrando em Geografia - Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (TerritoriAL). Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. Campinas: Hucitec/Anpocs/Editora da Unicamp, 1992.

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

ARROYO, Miguel G.; CALDART, Roseli S.; MOLINA, Mônica C. (Org.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

BALDOTTO, Ozana Luzia Galvão. Educação do Campo em Movimento: dos planos à ação pedagógica em escolas multisseriadas e anos iniciais de São Mateus e Jaguaré (ES). Centro Universitário Norte do Espirito Santo – CEUNES, Universidade Federal do Espirito Santo – UFES. São Mateus, 2016.

CALDART, Roseli Salete. EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: CALDART, Roseli Salete et al (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 257 – 273.

CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (Org.). Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. Brasília, DF: Articulação Nacional por Uma Educação do Campo, 2002.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento. In.: CALDART, R. S., PEREIRA, I. B., ALENTEJANO, P. e FRIGOTTO, G. (orgs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro/São Paulo: EPSJV/Expressão Popular, 2012, pág. 546-552.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Os campos da pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão / MOLINA, Mônica Castagna (Org). Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

FERNANDES, Bernardo, M. MOLINA, Mônica C. O campo da educação do campo. In: NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISA E PROJETOS DE REFORMA AGRÁRIA. Presidente Prudente, 2005.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Entrando nos territórios do Território. In Campesinato e Território em disputas. Paulino, Eliane Tomiasi; Fabrini, João Edmilson (Org.) São Paulo: Expressão Popular, 2008.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Questão Agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. In: Luta pela Terra, Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil. Antônio Márcio Buainain (Editor). Editora da Unicamp, 2008.

FREITAS, Luiz C. A luta por uma pedagogia do meio: revisitando o conceito. In: PISTRAK, Moisey M. A Escola-Comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2006.

HARVEY, David. O espaço como palavra chave. Geographia v. 14, n. 28 (2012).

KOLLING, Edgar Jorge, VARGAS, Maria Cristina e CALDART, Roseli Salete. MST e Educação. Verbete do dicionário da educação do Campo. Epsju/ Expressão Popular, 2012.p.500,507.

KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista. São Paulo: Expressão Popular, 2017.

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. Dossiê MST Escola Documentos e Estudos 1990 – 2001 - CADERNO DE EDUCAÇÃO Nº 13, Edição Especial, 2005.

PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. (Org). A Escola-Comuna. Tradução de Luiz Carlos de Freitas e Alexandra Marenich. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

TELAU, Roberto. Ensinar – incentivar - mediar: dilemas nas formas de sentir, pensar e agir dos educadores dos CEFFAS sobre os processos de ensino/aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.