PRESERVANDO A MEMÓRIA DA LUTA PELA TERRA: A CONTRIBUIÇÃO DO CENTRO DE MEMÓRIA DO PONTAL DO PARANAPANEMA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo visa apresentar e demonstrar a importância do Centro de Memória e Documentação do Pontal do Paranapanema (CMPP) e, também, da necessidade de preservar a memória da luta pela terra. Segundo Feliciano (2007) o Pontal do Paranapanema é umas das regiões mais conflituosas na disputa por terras que se devem pelas intensas ocupações de terras que questionam sua legitimidade, as reintegrações de posse, do elevado número de assentamentos rurais, dos latifúndios, do avanço da cana-de-açúcar e entre outras questões existentes. A partir dessa compreensão, podemos levar em conta a importância da busca pela preservação da memória nessa temática.
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
CAMARGO, C. R.. Os Centros de Documentação das universidades: tendências e perspectivas. In: SILVA, Z. L. de (Org.). Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p.49-63.
CAMPOS, J. F.de S; CUBAS, T.E.A. O papel do DATALUTA Jornal no estudo da questão agrária brasileira: importância, metodologia e contribuições. In: DATALUTA. [S.l.: s.n.], 2013. No prelo.
CUBAS, T.E.A. Estudo da contribuição da imprensa na representação dos camponeses e ruralistas no Pontal do Paranapanema de 1998 a 2008. 107 f. Monografia (curso de Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2009.
CUBAS, T.E.A. São Paulo Agrário: as representações da disputa territorial entre camponeses e ruralistas de 1988 a 2009. 271 f. dissertação (Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Presidente Prudente, 2012.
FELICIANO, C. A.. “Grilos” jurídicos no Pontal do Paranapanema: administrando os conflitos agrários. Revista NERA: Unesp, Presidente Prudente, ano 10, n. 11, p. 48-60, jul../dez., 2007.
FERNANDES, B. M. Movimento dos trabalhadores rurais sem terra: formação e territorialização em São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1996.
MEDEIROS, L. S. de. Os trabalhadores e seus arquivos: questões em torno da recuperação das lutas no campo. In: MARQUES, A. J.; STAMPA, I. T. (Org.). O mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos. 2° Ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2010. p.27-41.
MOREIRA, J.G et al.; A experiência do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referencia em Movimentos Sociais e Políticas Públicas do Campo. In: MARQUES, A. J.; STAMPA, I. T. (Org.). Arquivo, Memória e Resistencia dos Trabalhadores no campo e na cidade. Comunicações do 2º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2012 p.88-98.
ORIGUÉLA, C. F. Paradigma e metodologias da questão agrária: uma análise das ocupações de terras no Brasil com ênfase para o Pontal do Paranapanema-SP. 98f. Monografia (curso de Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Presidente Prudente, 2011.
PEREIRA, D. V. Estudo sobre os tipos de manifestações no campo paulista no período 2000-2011. 87 f. Monografia (curso de Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Presidente Prudente, 2012.
RIBEIRO, L.N; VILELA, A.P.A. O Centro de Memória do Pontal do Paranapanema: a importância histórica e social da luta pela terra. XXI Encontro Nacional de Geografia, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: <http://www.eng2012.org.br/trabalhos-completos?download=1293:artigo-centro-de-memoria-do-pontal-do-paranapanema-a-importancia-historica-e-social-de-um-acervo-sobre-a-luta-pela-terra&start=1480>.