EM TEMPOS DE “PRIVATIZAÇÃO” DA REFORMA AGRÁRIA, A NECESSÁRIA PRÁXIS DO BEM COMUM

Conteúdo do artigo principal

Mieceslau KUDAVICZ
Rosemeire Aparecida de ALMEIDA

Resumo

Este texto é fruto de reflexões propiciadas pelas pesquisas realizadas nos campos sul-mato-grossenses junto às famílias assentadas no Estado de Mato Grosso do Sul – em especial na última década, bem como dos debates no Grupo de Estudos Terra Território (GETT-UFMS). O contexto das questões que vamos tratar tem como postulado a compreensão de que, apesar de serem várias as causas dos descaminhos da Reforma Agrária no MS, a falta de vontade política em executar as ações previstas na Constituição Brasileira, entendida como uma prática de negação do papel social e econômico da Reforma Agrária, por parte de órgãos públicos como Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (AGRAER), tem sido decisiva para o ostracismo1 que esta política sofre no governo do Partido dos Trabalhadores (PT).


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
KUDAVICZ, M., & ALMEIDA, R. A. de. (2014). EM TEMPOS DE “PRIVATIZAÇÃO” DA REFORMA AGRÁRIA, A NECESSÁRIA PRÁXIS DO BEM COMUM. BOLETIM DATALUTA, 7(74). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53108
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mieceslau KUDAVICZ, Comissão Pastoral da Terra/MS

Agente da Comissão Pastoral da Terra/MS.

Rosemeire Aparecida de ALMEIDA, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)/CPTL. Bolsista da Capes.

Referências

ALMEIDA, Rosemeire A. A nova fronteira do eucalipto e a crise da reforma agrária. Boletim DATALUTA. Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – NERA. Presidente Prudente, dezembro de 2012, número 60. ISSN 217-4463. p. 02-10.

CALLE COLLADO, Ángel, VARA SÁNCHEZ, Isabel, CUÉLLAR, Mamen. La Transición social Agroecológica. DUCH, Fernando F. (Coord.). Soberanía Alimentaria. Barcelona: Icaria, 2006.

CAPORAL, Roberto Francisco. Em Defesa de um Plano Nacional de Transição Agroecológica: Compromisso com as Atuais e Nosso Legado Para as Futuras Gerações. In: SAUER, Sérgio e BALESTRO, Moisés V (orgs). Agroecologia e os Desafios da Transição Agroecológica. Editora Expressão Popular, São Paulo, 2009.

KUDLAVICZ, Mieceslau. Dinâmica Agrária e a Territorialização do Complexo Celulose/Papel na Microrregião de Três Lagoas. 2011. 177 f. Dissertação (Mestre em Geografia). Programa de Pós Graduação- Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Três Lagoas. 2011.