ESTUDO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE NÍVEL MÉDIO DE ASSISTENTE TÉCNICO EM AGROECOLOGIA NOS ASSENTAMENTOS GLEBA XV, SANTA ROSA E SANTA ZÉLIA NA REGIÃO DO PONTAL DO PARANAPANEMA - SP

Conteúdo do artigo principal

Elizabeth Lima PEREIRA
Marcelo Kiyoshi MARUYAMA
Flávio Aparecido PONTES
Anderson Antonio da SILVA
Haydée Siqueira SANTOS
Ricardo BORSATTO

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas entre os meses de janeiro a abril de 2011, que estão previstas no cronograma de execução do PROJETO – ALIMENTANDO SABERES: DA ROÇA PARA ESCOLA, POR UM FUTURO SUSTENTÁVEL, proposta aprovada no Edital 058/2010 do MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (MDA), por intermédio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e do CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq), no âmbito da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) e proposto pela FATEC de Itapetininga em parceria com a FATEC de Presidente Prudente. No texto que se segue, apresentamos resultados preliminares sobre as atividades de formação, que estão sendo realizadas junto às famílias assentadas, e técnicos da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), da região do Pontal do Paranapanema, envolvidos com os cursos de qualificação Técnica de Nível Médio, de Técnico em Agroecologia, oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), nas Escolas dos assentamentos Santa Rosa, localizado no município de Euclides da Cunha Paulista – SP, Gleba XV de Novembro no município de Rosana e Assentamento Santa Zélia em Teodoro Sampaio.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA, E. L., MARUYAMA, M. K., PONTES, F. A., SILVA, A. A. da, SANTOS, H. S., & BORSATTO, R. (2024). ESTUDO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE NÍVEL MÉDIO DE ASSISTENTE TÉCNICO EM AGROECOLOGIA NOS ASSENTAMENTOS GLEBA XV, SANTA ROSA E SANTA ZÉLIA NA REGIÃO DO PONTAL DO PARANAPANEMA - SP. BOLETIM DATALUTA, 4(48). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52942
Seção
Artigos

Referências

ALTIERI, M. A. Agroecologia, agricultura camponesa e soberania alimentar. Revista NERA, Presidente Prudente, Ano 13, nº 16 – pp. 22-32 – jan-jun./2010.

ALTIERI, M. A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 1989.

Banco de Dados da Luta Pela Terra (DATALUTA). Relatório de 2010. NERA - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária. Presidente Prudente, 2010.

CAPORAL F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: enfoque científico e estratégico para apoiar o desenvolvimento rural sustentável (texto provisório para discussão). Porto Alegre: EMATER/RSASCAR, 2002. (Série Programa de Formação Técnico-Social da EMATER/RS. Sustentabilidade e Cidadania, texto 5).

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA/SAF/DATER-II CA, 2004.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A; PAULUS, F, G. Agroecologia: Matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento rural sustentável. Brasília-DF, abril de 2006.

CHELOTTI, M, C. Agroecologia Em Assentamentos Rurais: Estratégia De Reprodução Camponesa Na Campanha Gaúcha (RS). AGRÁRIA, São Paulo, nº 7, pp. 94-118, 2007.

GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: UFRGS, 2005.

GOMES, E; SILVEIRA, P, R, Cardoso. Agroecologia Nos Assentamentos De Reforma Agrária – O Caso Do Assentamento Alvorada-RS. Santa Maria-RS.

HESPANHOL, A. N. Desafios da geração de renda em pequenas propriedades e a questão do desenvolvimento rural sustentável no Brasil In: ALVES, A.; CARRIJO, B.; CANDIOTTO, L. (Orgs.). Desenvolvimento territorial e agroecologia. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 81-94.

SEGATTI, S; HESPANHOL, A, N. Alternativas para a geração de renda em pequenas propriedades rurais. 4º ENGRUP, São Paulo, 2008. p, 615-631.