PROSAVANA: DISCURSOS, CONCEPÇÕES DAS POLÍTICAS E CONTEXTOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O programa conhecido por ProSAVANA tem sido objeto de um amplo debate na sociedade. O presente texto não pretende fazer uma apresentação do programa. Tem por objetivo principal refletir sobre a evolução dos principais elementos/paradigmas das políticas agrárias subjacentes às opções do programa. Pretende-se ainda verificar os mecanismos de diálogo entre os atores envolvidos – Moçambique, Brasil e Japão, as transparências dos três governos e os posicionamentos da sociedade civil, sobretudo daquelas organizações que trabalham diretamente junto das comunidades e têm por missão e objeto de trabalho a governação. Faz-se ainda um enquadramento no âmbito da filosofia/ideologia do modelo subjacente ao ProSAVANA e apresenta-se uma proposta de contextualização internacional e de longo prazo do programa.
Neste texto, considera-se que o ProSAVANA, por enquanto, resume-se a algum trabalho de investigação de sementes (adaptação de variedades importadas) e extensão, em umas poucas comunidades na província de Nampula. Os sucessivos drafts do Plano Director têm vindo a ser debatidos com algumas organizações da sociedade civil (OSCs), principalmente com as que estão implantados no corredor do Norte (Nacala). As datas de apresentação do documento final do Plano Diretor têm vindo a ser proteladas em diferentes momentos.
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
Não há.