GEOGRAFIA DO ENVELHECIMENTO UMA LEITURA A PARTIR DO ESPAÇO, DO TERRITÓRIO E DOS SUJEITOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nesse artigo realizamos um esforço teórico para contextualizar e aproximar os conceitos de espaço/território, idade e envelhecimento no âmbito da geografia. Portanto, buscamos dar centralidade as(os) idosas(os), sujeitos sociais ausentes no discurso geográfico. Do ponto de vista teórico optamos por selecionar algumas bibliografias da disciplina relacionando com textos que discutissem sobre as representações sociais da velhice, além de aprofundar no referencial teórico da Geografia do Envelhecimento, campo de estudo amplamente difundido no universo anglo-saxão. O artigo tem por objetivo debater o tema do envelhecimento a partir de uma perspectiva geográfica, considerando a questão do espaço, do território e dos sujeitos, para entender os elementos inerentes ao fenômeno de ser “velho” e os seus impactos no sujeito e no espaço/território. Verificamos que o envelhecimento não é um tema central no campo de estudos da Geografia, por isso, buscamos nesse texto, ampliar a discussão em torno desses conceitos para pensar a relação entre o sujeito com espaço/território e a velhice.
"Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista"
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. (trad. Dora Flaksman) 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
BARRETO, Maria Lecticia. Admirável Mundo Velho. Velhice, fantasia e realidade social. Editora Ática, São Paulo: 1992.
BEAUVOIR, Simone de. A velhice – a realidade incômoda. Trad. Heloysa de Lima Dantas. 2.ª ed. São Paulo, Difusão Europeia do Livro, 1970, v. 1.
BRASIL – Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso / Ministério da Saúde – 3. ed., 2. reimpr. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
DEBERT, Guita Grinn. A reinvenção da velhice. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp, 2004.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Entrando nos territórios do território. In: PAULINO, Eliane Tomiasi; FABRINI, João Edmilson (Orgs). Campesinato e território em disputas. 1 Ed., São Paulo, Expressão Popular, 2008.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Sobre a tipologia de territórios. In: SAQUET, Marco Aurélio de; SPÓSITO, Eliseu Savério. (Org) Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. 1 Ed., São Paulo, Expressão Popular, 2009.
HARDILL, Irene. Introduction: Geographies of Aging. Journal The Professional Geographer. Volume 61, 2009.
HOPKINS, Peter; PAIN, Rachel. Geographies of age: thinking relationally. Area Vol. 39 No. 3, pp. 287–294, 2007.
IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br>. Acesso em: 14 fev. 2016.
JAHN, Elisiane de Fátima. Envelhecimento, campesinato e o crédito consignado: o papel educativo de Movimentos Sociais em relação as estratégias de educação financeira com idosas camponesas e idosos camponeses. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós – Graduação em Educação, Porto Alegre, RS, 2018.
LOPES, Guiomar Silva. Envelhecimento e interdisciplinaridade: uma prática em construção. In: Nós e o outro: envelhecimento, reflexões, práticas e pesquisa/ organizado por Belkis Trench, Tereza Etsuko da Costa Rosa. São Paulo: Instituto de Saúde, 2011.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. 312 p.
MASSEY, Doreen. Concepts of space and power in theory and in political pratice. Doc. Anal. Geogr. 55, pp. 15 – 26, 2009.
NÓBREGA, Pedro Ricardo da Cunha. Reflexões teóricas sobre o cotidiano e a geografia no envelhecimento humano. Estudos interdisciplinares de envelhecimento, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 865-881, 2015
NÓBREGA, Pedro Ricardo da Cunha. Revisão e aportes sobre a geografia do envelhecimento. Revista Formação (ONLINE) Vol. 1; n. 24, Jan-Abril/2017. p.34-62.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.
SILVA, Joseli Maria. Contribuições das geografias feministas nas abordagens das relações entre espaço e diferenças. In: SPÓSITO, Eliseu Savério (orgs). A diversidade da geografia brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação. 1. ed – Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2016.