A INTENCIONALIDADE DA TERRITORIALIZAÇÃO DO EUCALIPTO EM TRÊS LAGOAS (MS): UM DEBATE A PARTIR DA TIPOLOGIA DOS TERRITÓRIOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Quando se trata do campo brasileiro e de sua significativa complexidade a tipologia dos territórios permite pensar a multidimensionalidade da ocorrência dos processos sociais, diferenciando-o, mas, sem que se faça a fragmentação do conceito. É neste sentido que este artigo objetiva compreender, a partir da multidimensionalidade do conceito de território, em suas diferentes tipologias, a intencionalidade da territorialização do monocultivos de eucalipto no município de Três Lagoas (MS).
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. As políticas do Governo Bolsonaro para o campo: a contra-reforma em marcha acelerada. Revista da ANPEGE, v. 16, n. 29, p. 351-390, 2020.
ALMEIDA, Rosemeire Aparecida de. Contradições da reforma agrária o bolsão/MS em tempo de impérios de papel. In: CAMACHO, Rodrigo Simão e COELHO, Fabiano, (0rgs.). O Campo nos Governos FHC e Lula: contribuições para um debate multidisciplinar. Curitiba: CRV, 2017.
CLEPS JR., João. Descaminhos da reforma agrária no contexto das reformas neoliberais e da crise político-institucional no Brasil. Revista OKARA: Geografia em debate, v.12, n.2, p. 649 663, 2018.
DELGADO, Guilherme da Costa. Do “capital financeiro na agricultura” à economia do agronegócio: mudanças cíclicas em meio século (1965 – 2012). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.
Fernandes, B. M. 2009. Sobre a tipologia de territórios. Pages 197-215 in M. A. Saquet and E. S. Sposito, editors. Territórios e territorialidades: teoria, processos e conflitos. Expressão Popular, Sao Paulo, Brazil.
KUDLAVICZ, Mieceslau. Dinâmica agrária e a territorialização do complexo celulose/papel na microrregião de Três Lagoas. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, 2011.
KUDLAVICZ, Mieceslau. Teimosia camponesa no território rural do bolsão. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas, p. 200-215, 2017.
MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 1981.
Nardoque, S.; Melo, D. S.; Kudlavicz, M. Questão agrária em Mato Grosso do Sul e seus desdobramentos pós‐golpe de 2016. Revista OKARA: Geografia em debate, v.12, n.2, p. 624, 648, 2018.
NARDOQUE, Sedeval. Expansão geográfica do capital e reforma agrária em Mato Grosso do Sul nos governos FHC e Lula. In; COELHO, Fabiano; CAMACHO, Rodrigo Simão. O campo no Brasil contemporâneo: do governo FHC aos governos petistas (questão agrária e reforma agrária). Curitiba: CRV, 2017.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Modo de Produção Capitalista, Agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: FFLCH, 2007, 184p.