POLÍTICAS PÚBLICAS EM TEMPOS DE GOLPE POLÍTICO E DE DESMONTE DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Conteúdo do artigo principal

Marcos Alexandre Pimentel da SILVA
Rogério Rego MIRANDA

Resumo

O ano de 2003 se constitui em um marco importante para a política de desenvolvimento territorial no Brasil, principalmente pela elaboração do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (PRONAT) e, em seguida, pelo Programa Territórios da Cidadania (PTC). Decorridos 10 anos, após um período de paralisação das políticas voltadas ao desenvolvimento territorial, o PTC foi retomado. Nesse contexto, Piraux, Assis, Rodrigues, Silva e Alves (2013) chamaram a atenção para os efeitos desse processo não linear e contraditório no que se refere à governança e à diversidade dos territórios da cidadania no estado do Pará.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, M. A. P. da, & MIRANDA, R. R. (2017). POLÍTICAS PÚBLICAS EM TEMPOS DE GOLPE POLÍTICO E DE DESMONTE DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. BOLETIM DATALUTA, 10(115). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52830
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcos Alexandre Pimentel da SILVA, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa/Marabá

Professor do curso de Geografia da UNIFESSPA/Marabá – Coordenador do LERASSP.

Rogério Rego MIRANDA, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa/Marabá

Professor do curso de Geografia da UNIFESSPA/Marabá – Coordenador do LERASSP.

Referências

OLIVEIRA, A. U. de. A mundialização da agricultura brasileira. In: OLIVEIRA, A. U. de et. alii. Território em Conflito, Terra e Poder. Goiânia: Kelps, 2014, p.17-104.

OLIVEIRA, H., WATANABE, C., MACEDO, S., GUARANÁ, E., OLIVEIRA, J. Política territorial e objetivos de desenvolvimento sustentável: sem democracia não há desenvolvimento sustentável, nem esperança para os territórios rurais no Brasil. Disponível no site: http://plataformapoliticasocial.com.br/artigo-29-politicaterritorial-e-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-sem-democracia-nao-ha-desenvolvimentosustentavel-nem-esperanca-para-os-territorios-rurais-do-brasil/ , Acessado em: 06 jul. 2016.

PIRAUX, M.; ASSIS, W. S. de; RODRIGUES, V. da C.; SILVA, N. N. M.; ALVES, J. W.. Um olhar sobre a diversidade dos Colegiados dos Territórios da Cidadania. Novos Cadernos NAEA. v. 16, n. 1, jun - 2013, p.101-124.

SECHI, L. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2.ª ed. São Paulo: CENGAGE Learning, 2014.

STEINBERGER. M. et al. Território, Estados e políticas pública espaciais. Brasília: Ler Editora. 2013.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)