LAUDOS ANTROPOLÓGICOS E CONFLITOS TERRITORIAIS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MANOEL CIRIACO DOS SANTOS – GUAÍRA PARANÁ

Conteúdo do artigo principal

Jacqueline PARMIGIANI

Resumo

São poucos os momentos em que somos tomados simultaneamente por sentimentos muito diferentes e contraditórios. Ontem vivi esse turbilhão de sentimentos! Foi uma alegria imensa e um privilégio passar a tarde tomando café e conversando com pessoas que admiro demais e que são exemplos de luta e resistência. O café foi no Quilombo Manoel Ciríaco dos Santos e a companhia não podia ser melhor, estivemos juntos pesquisadores, lideranças da comunidade quilombola e lideranças indígenas para levar nosso apoio e solidariedade à luta quilombola pelo reconhecimento e delimitação de seu território.


A comunidade quilombola vive mais um capítulo de sua história, aguarda o resultado do período de contestação do laudo de reconhecimento da terra quilombola, protocolado no final de 2016, uma das últimas etapas do processo de demarcação de suas terras. Diferente de outros períodos mais conturbados, eles estão tranquilos e serenos aguardando esperançosos a conclusão desse longo e doloroso processo. O processo de reconhecimento do quilombo envolveu conflitos terríveis, ameaças de morte e até mesmo o falecimento de uma liderança quilombola que adoeceu durante esse período. Em todos os encontros que tivemos com a comunidade a memória e a tristeza desses momentos são revividas e a cada movimento de rememoração aprendemos mais sobre a história da comunidade quilombola.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PARMIGIANI , J. (2017). LAUDOS ANTROPOLÓGICOS E CONFLITOS TERRITORIAIS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MANOEL CIRIACO DOS SANTOS – GUAÍRA PARANÁ. BOLETIM DATALUTA, 10(112). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52816
Seção
Artigos

Referências

BANDEIRA, Maria de Lourdes. Terras Negras: invisibilidade expropriada. Textos e Debates - Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas. Ano I, n°. 02. Florianópolis: UFSC, 1991.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naiy, 2009.

DAS, Veena. Critical Events: An Anthropological Perspective on Contemporary India. New Delhi: Oxford University Press, 1995.

INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Superintendência Regional do Paraná. Parecer SR (09) F4/Nº003/2010 - Parecer técnico sobre relatório antropológico final da comunidade quilombola Manuel Ciriáco dos Santos, objeto de convênio entre INCRA/PR e UNIOESTE/PR. 11/06/2010.

LEITE, Ilka Boaventura e FERNADES, Ricardo Cid. Fronteiras territoriais e questões teóricas. Boletim Informativo NUER, v. 3, n°. 3 – Florianópolis: Núcleo de Estudos de Identidade e Relações Interétnicas /UFSC, 2006.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso. O trabalho do Antropólogo: Olhar, Ouvir, Escrever. Revista de Antropologia. v. 39, n.1. São Paulo: USP, 1996.