Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem

Autores

  • Lucas Pereira de Melo Enfermeiro, Doutor em Ciências, Professor Assistente Doutor, Curso de Medicina Multicampi, Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Líder do Laboratório de Pesquisas Antropológicas em Medicina e Saúde.
  • Rodrigo Jensen Enfermeiro, Doutor em Ciências da Saúde, Professor Assistente Doutor, Departamento de Enfermagem, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).
  • Ana Luiza Oliveira e Oliveira Fisioterapeuta, Doutoranda em Saúde Coletiva, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Bolsista CAPES.
  • Margret Jaeger Antropóloga, Doutora em Antropologia, Senior Research Scientist, The Health and Life Sciences University (UMIT), Department of Public Health & HTA, Austria.
  • Natália Rejane Salim Obstetriz, Doutora em Ciências, Professora Doutora, Curso de Obstetrícia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo.
  • Ananda Raquel Musselli Enfermeira, Faculdade de Enfermagem, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas-SP.

Palavras-chave:

Educação, Enfermagem, Humanização

Resumo

Este estudo tem por objetivo descrever uma estratégia de ensino que consistiu na utilização de pesquisas qualitativas para fomentar a discussão acerca de temas relevantes à humanização do cuidado em enfermagem. Trata-se do relato de experiência de uma estratégia de ensino-aprendizagem utilizada na disciplina “Humanização da Assistência” ministrada em 2011 em duas turmas do curso de graduação em Enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Tal estratégia consistiu na leitura e análise de artigos originais de pesquisas qualitativas que utilizavam dados primários sobre temas que seriam discutidos na disciplina. A leitura e discussão dos artigos possibilitaram construir um elo entre a sala de aula e a experiência vivenciada nos serviços de saúde. Tal elo foi ampliado em escala e profundidade quando os alunos incluíram nos debates suas próprias experiências e de sua rede de apoio social, como usuários e/ou profissionais de serviços de saúde diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

1.
Melo LP de, Jensen R, Oliveira ALO e, Jaeger M, Salim NR, Musselli AR. Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem. Rev. G&S [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 18º de abril de 2024];5(3):pag. 1130-1138. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/619

Edição

Seção

Relatos de Experiências