Quedas no ambiente hospitalar, qualidade e segurança do paciente:

metassíntese da literatura.

Autores

  • Debora Regina de Oliveira Moura Abreu Universidade Estadual de Maringá - Paraná
  • João Lucas Campos de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Antônio Ricardo Guimarães de Abreu
  • Hellen Cristina Almeida Abreu Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

Objetivo: Analisar as publicações referentes à assistência de enfermagem e a sua interface com a ocorrência de quedas de pacientes em ambiente hospitalar. Método: Trata-se de uma metassíntese nas bases de dados Lilacs, Scielo, e Medline, publicados entre julho de 2004 a julho de 2014; nos idiomas português, inglês ou espanhol. Resultados: Foram selecionados treze artigos, que contemplaram os critérios de inclusão, cujas análises identificaram duas categorias: (1) “Fatores relacionados à ocorrência de quedas”; (2) “Iniciativas em enfermagem para a melhoria da segurança do paciente: em foco a prevenção das quedas”. Conclusão: Conclui-se que as quedas podem ocorrer em ambientes hospitalares. Entretanto, medidas e ajustes no cuidado prestado, no ambiente e na organização podem impactar positivamente na ocorrência destes eventos. Destarte, a enfermagem exercita um olhar mais amplo em relação a equipe e às famílias dos pacientes hospitalizados. Descritores: Acidentes por Quedas. Segurança do Paciente. Qualidade da Assistência à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Regina de Oliveira Moura Abreu, Universidade Estadual de Maringá - Paraná

Enfermeira. Mestre. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá e Docente colaborador do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

João Lucas Campos de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeiro. Mestre. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Docente colaborador dos cursos de Graduação em Enfermagem e Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Antônio Ricardo Guimarães de Abreu

Psicólogo pela Universidade Estadual de Maringá. Psicólogo da Proteção Social Especial Prefeitura Municipal de Terra Roxa. 

Hellen Cristina Almeida Abreu, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade  Federal  de Mato Grosso. Docente da Faculdade de Medicina do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG).

Downloads

Como Citar

1.
Abreu DR de OM, Oliveira JLC de, Abreu ARG de, Abreu HCA. Quedas no ambiente hospitalar, qualidade e segurança do paciente:: metassíntese da literatura. Rev. G&S [Internet]. 30º de setembro de 2016 [citado 28º de março de 2024];7(3):Pág. 1244-1255. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3647

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)