Condições sensíveis à Atenção Primária no Brasil:

uma revisão integrativa da literatura

Autores

  • Maicon Henrique Lentsck Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO.
  • Erica de Brito Pitilin Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS
  • Dayane Alfen Blum Secretaria da Saúde do Estado do Paraná/SESA-PR
  • Tatiane Tatiane Baratieri Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Resumo

Objetivou-se analisar como as pesquisas têm abordado as Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) no Brasil para avaliar a Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma revisão integrativa nas bases de dados Lilacs e SciELO realizada em dezembro de 2014. Analisaram-se 28 artigos publicados em periódicos nacionais. As publicações iniciaram a partir de 2008 em revistas de saúde pública e de enfermagem; estudaram-se em sua maioria todas as faixas etárias e abaixo de 20 anos. Os estudos analisaram todas as CSAP da lista, do tipo ecológico, em dados secundários e utilizando estatística descritiva, que concluíram redução nas taxas de internações sensíveis. Duas categorias emergiram da análise de conteúdo: o acesso aos serviços de saúde: impacto inicial nas taxas de internações por CSAP e a qualidade da APS: garantia de continuidade da redução das taxas de internações por CSAP. A Estratégia Saúde da Família é vista como elemento primordial para que as internações por CSAP reduzam. O indicador apresenta-se incipiente, válido e atual para o Sistema Único de Saúde. O acesso viabiliza o mínimo de qualidade para impactar nas internações e a qualidade da APS garante a continuidade da queda das taxas de internações ao imprimir ações eficazes e precisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicon Henrique Lentsck, Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO.

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO.

Erica de Brito Pitilin, Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS

Enfermeira. Mestre em enfermagem. Professora do Departamento de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul ”“ UFFS

Dayane Alfen Blum, Secretaria da Saúde do Estado do Paraná/SESA-PR

Assistente social. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas. Secretaria do Estado da Saúde do Paraná ”“ SESA-PR.

Tatiane Tatiane Baratieri, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Enfermeira. Mestre em enfermagem. Professora do Departamento de enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste ”“ UNICENTRO.

Downloads

Como Citar

1.
Lentsck MH, Pitilin E de B, Blum DA, Baratieri TT. Condições sensíveis à Atenção Primária no Brasil:: uma revisão integrativa da literatura. Rev. G&S [Internet]. 29º de julho de 2016 [citado 29º de março de 2024];(supl.):Pág. 1074-1088. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3573

Edição

Seção

Artigos de Revisão