Barreiras do uso da Informação em Saúde na tomada de decisão municipal:
uma Revisão de Literatura
Palavras-chave:
Gestão, Administração em saúde, InformaçãoResumo
Diante da importância da informação no cenário organizacional dos serviços em saúde, onde suas práticas são cada vez mais necessárias e exigidas, este estudo busca identificar os fatores que dificultam o uso das informações em saúde como subsídio para a tomada de decisão pelos gestores municipais. Foi realizada uma busca bibliográfica nas bases da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), com os descritores “Gestão da Informação em Saúde”, “Uso da Informação Científica na Tomada de Decisões em Saúde”, “Administração dos Serviços de Saúde”,“Sistemas de Informação em Saúde”,“ Tomada de decisões” e “Governo Local”. Como critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra em língua portuguesa, a partir de 2000. Foram encontrados 75 artigos após a leitura do resumo, dos quais 56 se distanciavam da temática. Permaneceram para análise 19 artigos, dentro dos critérios propostos. As principais dificuldades encontradas foram relacionadas à cultura organizacional, fragmentação e inteligibilidade dos Sistemas de Informação em Saúde, a falta de estrutura entre outros. Consideramos que é necessário investir em recursos, humanos e financeiros, para potencializar tal prática informacional a fim de viabilizar decisões de qualidade pautadas em uma análise fundamentada.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).