Pré-operatório na Sala de Recuperação Pós-anestésica:

o ambiente pode influenciar?

Autores

  • Letícia Silva de Araújo
  • Poliana Rodrigues Vilas Boas
  • Leila de Fátima Santos
  • Lilian Machado Torres Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Palavras-chave:

Gestão, Cuidados perioperatórios

Resumo

A Sala de Recuperação Pós-Anestésica é um local destinado à recuperação de pacientes que já passaram por procedimentos cirúrgicos. No entanto, é comum que os pacientes em pré-operatório permaneçam nesse ambiente, gerando um convívio desnecessário que pode aumentar a ansiedade e o estresse do indivíduo que ainda será submetido ao procedimento cirúrgico. Os objetivos do estudo foram compreender a percepção do paciente que aguarda a sua cirurgia no mesmo espaço destinado aqueles submetidos a procedimentos cirúrgicos, e propor melhorias que visem a manutenção do bem-estar e a garantia da qualidade da assistência prestada no ambiente cirúrgico. Pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa que entrevistou 15 pacientes. Os resultados evidenciaram sentimentos relacionados à indiferença; incômodo; tranquilidade; felicidade por certificarem-se do sucesso; e comoção pela dor do outro. Torna-se importante que as equipes cirúrgicas conheçam tais sentimentos e reflitam permanentemente, no sentido da qualificação do cuidado perioperatório. Mudanças estruturais e de processo também podem contribuir para o acolhimento mais cuidadoso do paciente em ambiente cirúrgico.

Descritores: Enfermagem. Enfermagem de Centro Cirúrgico. Sala de Recuperação. Cuidados pré-operatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Silva de Araújo

Enfermeira. Especializanda em Neonatalogia.

Poliana Rodrigues Vilas Boas

Enfermeira.Especializanda em Trauma, Emergência e Terapia Intensiva. Enfermeira auditora na Maternidade Hospital Octaviano Neves.

Leila de Fátima Santos

Enfermeira. Mestre em Administração. Docente no Curso de Enfermagem da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

Lilian Machado Torres, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz - Itajubá/MG (1981) e em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991). Especialista em Epidemiologia do Controle de Infecções Hospitalares (1996), em Metodologia do Ensino Superior (1986) e em Administração Hospitalar (1984). Mestre em Ciências pela USP (2011). Doutor em Ciências da Saúde pela USP (2015). Docente no Curso de Enfermagem da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e Enfermeira do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gestão da Assistência, Gestão de Pessoas, Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e Centro Cirúrgico.

Downloads

Publicado

31-05-2016

Como Citar

1.
Araújo LS de, Vilas Boas PR, Santos L de F, Torres LM. Pré-operatório na Sala de Recuperação Pós-anestésica:: o ambiente pode influenciar?. Rev. G&S [Internet]. 31º de maio de 2016 [citado 29º de março de 2024];7(2):Pág. 582-595. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3508

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa