Segurança do paciente:

uma discussão necessária.

Autores

  • Gerli Elenise Gehrke Herr Hospital Unimed Noroeste RS
  • Fabiele Aozane Hospital Unimed Noroeste RS
  • Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Cultura de Segurança, Gestão de Risco, Enfermagem

Resumo

Introdução: O tema segurança do paciente tem sido uma constante preocupação dos gestores e trabalhadores em saúde. Cada instituição de saúde tem organizadosuas atividades e sua forma de dar conta das necessidades ao que tange a um cuidado mais seguro. Objetivo: Relatar a experiência da implantação do núcleo de segurança do paciente de um hospital privado da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência. Realizado por enfermeiras de um hospital privado da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no período de abril a junho de 2013, a partir da implantação do núcleo de segurança do paciente no referido hospital. O hospital conta com 112 leitos de internação hospitalar distribuído em unidades: de internação clínica e cirúrgica; centro de tratamento intensivo adulto; centro de tratamento intensivo neonatal e pediátrico; centro obstétrico; berçário; centro cirúrgico; sala de recuperação pós-anestésica; pronto atendimento; serviço de quimioterapia. Resultados: O núcleo foi constituído por enfermeiras assistenciais, com o apoio da coordenação de enfermagem e administração da instituição, com a finalidade de implementar ações educativas para a cultura de segurança do paciente. Foram realizadas leituras relacionadas ao tema, reconhecimento do cenário, dos sujeitos envolvidos, e treinamento com a equipe multiprofissional. Foram implementadas ações voltadas à segurança da assistência prestada. Conclusão: A implantação do núcleo oportunizou o desenvolvimento de ações e integração multiprofissional nesta instituição, instigando a busca de novas evidências relacionadas à segurança do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerli Elenise Gehrke Herr, Hospital Unimed Noroeste RS

Mestranda do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde da Univerdidade de Cruz Alta e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Fabiele Aozane, Hospital Unimed Noroeste RS

Enfermeira no Hospital Unimed Noroeste/RS. Especialista em Terapia Intensiva e Gestão de pessoas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Docente do Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da UNIJUÍ.

Downloads

Como Citar

1.
Gehrke Herr GE, Aozane F, Kolankiewicz ACB. Segurança do paciente:: uma discussão necessária. Rev. G&S [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 29º de março de 2024];:Pag. 2300-2310. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3110

Edição

Seção

Relatos de Experiências